https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/issue/feed Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu 2024-09-28T00:00:00+00:00 José Robertto Zaffalon Júnior jrzaffalon@uepa.br Open Journal Systems <p>A Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu-<strong>RESCX</strong> possui como missão publicar e divulgar a produção do conhecimento das áreas da educação, saúde, ciências humanas e tecnológicas, objetivando a excelência e prezando pelo respeito aos princípios éticos, resultando assim, em um espaço de acesso livre e gratuito para a socialização do conhecimento de acadêmicos, pesquisadores e professores de diversas áreas. A RESCX foi criada em maio de 2018, registrada sob o ISSN (eletrônico) 2675-2956, publica artigos originais, de revisão e relatos de experiência. A partir de janeiro de 2021 passará a adotar a publicação em fluxo contínuo.</p> https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/7919 Intervenções da Inteligência Emocional na Gestão das Síndromes Ginecológicas 2023-12-02T00:09:58+00:00 Maria Kariny Martins Feitosa karinymartins96@gmail.com Larissa Luz Alves lariluzz@hotmail.com <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-size: 10.0pt; font-family: 'Arial',sans-serif;">A inteligência emocional abrange um conjunto de terapias que contribuem para o controle psíquico e consequentemente para a conduta de sintomas físicos em pacientes com síndromes crônicas ginecológicas. Através de uma revisão sistemática esse artigo tem como objetivo <span style="background: white;">analisar intervenções de inteligência emocional que podem ser aplicadas na gestão das síndromes ginecológicas, avaliando sua eficácia, impacto na qualidade de vida dos pacientes e contribuições para a prática clínica. O presente artigo traz como resultado um conjunto de estudos e técnica terapêuticas atestadas cientificamente e que tem papel crucial na qualidade de vida das pacientes com dores crônicas que fazem uso das terapias de inteligência emocional. Assim, trazendo como conclusão que apesar desse tipo de terapia não ser usual nos tratamentos em saúde da maioria das pacientes é um método que tem valor significativo na conduta dessas pacientes, dando suporte no controle da dor crônica proveniente de suas patologias e ajudando-as na aceitação psíquica e convívio social.</span></span></p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/7602 A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS VERDES NAS URBES E SUAS FUNCIONALIDADES SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS 2023-09-13T14:06:47+00:00 Laisa Costa Scherer laisascherer2014@gmail.com Amanda Estefânia De Melo Ferreira amandaestefania@gmail.com <p>Os espaços verdes e possuem grandes funcionalidades socioeconômicas e ambientais no espaço urbano. A sua ausência tem sido um dos principais problemas urbanos enfrentados atualmente, afetando a qualidade de vida da população e contribuindo para vários problemas de ordem ambiental (degradação de corpos hídircos, erosões urbanas, ilhas de calor, desmoronamentos, detre outros). O presente artigo tem como objetivo reunir conhecimentos disponíveis na literatura existente de modo a fundamentar um estudo acerca da importância dos espaços verdes urbanos para a sustentabilidade, destacando suas diferentes funcionalidades dentro dos meios social, econômico e ambiental. A metodologia utilizada neste artigo foi a revisão integrativa de literatura, que possibilita a síntese e análise do conhecimento já produzido sobre o tema explorado. Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão de artigos e periódicos, bem como a acepção das informações a serem extraídas dos artigos selecionados. Neste artigo são destacadas como os espaços verdes podem melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a conscientização coletiva pelo manejo sustentável de recursos naturais. Além disso, são abordados os principais problemas urbanos enfrentados atualmente e como a falta de políticas públicas efetivas tem afetado a manutenção destas áreas nas cidades, e a relevância do desenvolvimento de políticas públicas efetivas para a manutenção e ampliação de espaços verdes, bem como ações &nbsp;para a conscientização coletiva pelo manejo sustentável de recursos.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/8011 A REVASCULARIZAÇÃO PULPAR DE DENTES COM RIZOGÊNESE INCOMPLETA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2024-01-22T14:42:35+00:00 Francicleia Azevedo de Oliveira drfrancicleiaazevedo@gmail.com Jonas Gomes Santos jonasgsantos81@gmail.com Larissa Chipaia da Silva larissasilva0723@icloud.com Lorraine Cristina Pereira Barbosa lorrainepereira@faculdadeserradourada.com.br <p>O presente estudo é uma revisão bibliográfica sobre a revascularização pulpar em tratamento endodôntico de dentes com rizogênese incompleta, buscando compreender o processo de revascularização pulpar de dentes com rizogênese incompleta, os processos fisiológicos da revascularização pulpar, estudar o protocolo clínico para a revascularização pulpar e investigar os riscos e benefícios para o paciente. O Levantamento feito em livros digitais e artigos publicados nas plataformas de periódicos científicos. Foram utilizados 02 livros físicos e 01 digital e 43 artigos na temática revascularização pulpar, 55 artigos no tema rizogênese incompleta e 1328 artigos com endodontia desde o ano 2001, sendo utilizados 13 artigos. A apificação em dentes com rizogênese incompleta pode se dar pelo emprego de medicação intracanal ou pela revascularização pulpar, essa tem apresentado algumas vantagens frente aquela. mostrando que é um novo conceito que se constrói dentro da endodontia, principalmente porque o número de seções clínicas é bem menor, em contraponto ao tradicional que necessita de inúmeras aberturas da cavidade pulpar para as trocas periódicas da medicação intracanal. Infere-se que, se o caso clínico requerer e o dente for propício ao tratamento, é de bom alvitre que o endodontista lance mão desse valioso método de apificação haja vista seus benefícios para o paciente.</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/7855 A COMPETÊNCIA DOCENTE E O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS 2023-11-17T12:38:42+00:00 Renato Borges renato.glborges@aluno.uepa.br Manuella Azevedo matos.deaz@gmail.com Érika Ladeira erikasampaio@terra.com.br Caio Vinicius Brito caio.brito@uepa.br Ivete Caldas ivetecaldas@uepa.br Milena Caldato milena.caldato@uepa.br <p>O docente desempenha um papel fundamental na formação na área da saúde, enfrentando o desafio constante de manter-se atualizado. Atualmente, a necessidade de adotar metodologias ativas é quase imperativa. Essas abordagens colocam o aluno no centro do processo de aprendizado, estimulando sua autonomia, curiosidade e capacidade de tomada de decisões individuais e coletivas. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para identificar os recursos tecnológicos e educacionais mais comuns entre os docentes e avaliar sua utilidade no ensino. Utilizou-se a metodologia da revisão integrativa da literatura, que consistiu em revisões e análises de publicações relevantes ao tema dos últimos 5 anos. Como resultados foi nítida a importância das ferramentas educacionais, como MOOCs e aplicativos, para personalizar o ensino e melhorar a aprendizagem dos alunos, ao passo que destacamos os desafios enfrentados pelos educadores na adaptação às tecnologias, incluindo a lacuna geracional e a necessidade de formação contínua, bem como as barreiras de acesso e familiaridade com a tecnologia que os alunos podem enfrentar. É perceptível que embora as tecnologias ofereçam oportunidades significativas para aprimorar a educação, também é essencial superar esses desafios para garantir um ensino eficaz e de qualidade. A combinação de competência docente com o emprego de tecnologias educacionais pode aprimorar o ensino, proporcionando experiências mais interativas e adaptadas aos alunos, o que resulta em maior engajamento e motivação. Além disso, essa abordagem implica na redefinição dos papéis tanto do professor quanto do estudante no contexto educacional</p> 2024-09-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/3480 EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR, 2021-02-12T12:11:38+00:00 Regina Celi Alvarenga de Moura Castro reginalmm@yahoo.com.br VANESSA TEIXEIRA vanessacosta42@hotmail.com <p>Esse artigo é resultado de uma pesquisa Estado da Arte, realizada no ano de 2019 e que teve como objetivo identificar em produções teóricas sobre evasão no ensino superior brasileiro publicadas entre os anos de 2000 a 2014, quais as causas da evasão foram constatadas pelos autores. Para a busca foi utilizado o descritor evasão escolar no ensino superior, nos bancos de dados sites Google Acadêmico, <em>Scientific Electronic Library</em> e banco de dados da Capes. Foram identificados 26 produções e selecionadas 13 para compor o <em>corpus</em>, de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos. Foram identificadas como principais causas da evasão, baixa renda familiar, baixa qualidade da educação básica; insatisfação com o curso, condições psicológicas, pouca idade dos ingressantes e&nbsp; afastamento familiar (ordem pessoal) e de &nbsp;ordem institucional, baixa infraestrutura do curso/<em>campus</em>, despreparo de docentes e limitação de políticas de assistência ao estudante.</p> 2024-10-03T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024