O taekwondo como possibilidade de inovação nas aulas de educação física escolar

Autores

  • Luanna da Silva Lima UEPA
  • Yumi Hino de Melo Uepa
  • Sarah Jully Sousa da Mota
  • Anibal Correia Brito Neto
  • Anibal Correia Brito Neto

Resumo

O objetivo desse trabalho se pauta na reflexão sobre as possibilidades e o significado do ensino do Taekwondo nas aulas de educação física escolar, em especial, nos dois últimos anos do ensino fundamental (8º e 9º ano). Trata-se de um estudo bibliográfico, voltado à elaboração de um ensaio teórico, que articula a produção sobre a pedagogia crítico-superadora e as elaborações recentes sobre o Taekwondo, com o fim de sistematizar novas perspectivas para o ensino da Educação Física. Os resultados se voltam para a viabilidade da organização de propostas pedagógicas do conteúdo Taekwondo, no sentido do desenvolvimento da consciência corporal estritamente conectada à apreensão das múltiplas determinações presentes nas práticas corporais. Desse modo, a arte marcial em questão, não apenas torna-se útil para a aquisição de uma série de novas técnicas corporais, como também auxilia os indivíduos a perceberem e analisarem a intricada trama social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23.09.2021

Como Citar

da Silva Lima, L., Hino de Melo, Y. ., Sousa da Mota, S. J., Correia Brito Neto, A., & Correia Brito Neto, A. (2021). O taekwondo como possibilidade de inovação nas aulas de educação física escolar. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(4). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/3998