O taekwondo como possibilidade de inovação nas aulas de educação física escolar

Autores

  • Luanna da Silva Lima luannatkd6@hotmail.com
    UEPA
  • Yumi Hino de Melo yumihino@outlook.com.br
    Uepa
  • Sarah Jully Sousa da Mota sarah17jully@gmail.com
  • Anibal Correia Brito Neto anibalcbn@yahoo.com.br
  • Anibal Correia Brito Neto anibalcbn@yahoo.com.br

Resumo

O objetivo desse trabalho se pauta na reflexão sobre as possibilidades e o significado do ensino do Taekwondo nas aulas de educação física escolar, em especial, nos dois últimos anos do ensino fundamental (8º e 9º ano). Trata-se de um estudo bibliográfico, voltado à elaboração de um ensaio teórico, que articula a produção sobre a pedagogia crítico-superadora e as elaborações recentes sobre o Taekwondo, com o fim de sistematizar novas perspectivas para o ensino da Educação Física. Os resultados se voltam para a viabilidade da organização de propostas pedagógicas do conteúdo Taekwondo, no sentido do desenvolvimento da consciência corporal estritamente conectada à apreensão das múltiplas determinações presentes nas práticas corporais. Desse modo, a arte marcial em questão, não apenas torna-se útil para a aquisição de uma série de novas técnicas corporais, como também auxilia os indivíduos a perceberem e analisarem a intricada trama social.

Downloads

Publicado

23.09.2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 443
  • pdf downloads: 327

Como Citar

da Silva Lima, L., Hino de Melo, Y. ., Sousa da Mota, S. J., Correia Brito Neto, A., & Correia Brito Neto, A. (2021). O taekwondo como possibilidade de inovação nas aulas de educação física escolar. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(4). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/3998