O CICLO DA PRIMEIRA INFÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM RELATO DE CASO

Autores

  • José Benedito dos Santos Batista Neto Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Herberth Rick dos Santos Silva Universidade do Estado do Pará
  • Thiago Marcírio Gonçalves de Castro Universidade do Estado do Pará
  • Rafael Veiga Sales Universidade da Amazônia

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar o ciclo da primeira infância de uma criança com dois anos e onze meses de idade através da aplicação de um jogo lúdico. Trata-se de um relato de caso realizado por meio da observação de um indivíduo real. Tal estudo materializou-se a partir da prática referente a disciplina Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento do curso de graduação em enfermagem da UEPA. Por meio do jogo e do brincar, a criança referida demonstrou habilidades satisfatórias em relação aos domínios físico, cognitivo e psicossocial, que, encontram-se correspondentes a sua fase de desenvolvimento. A primeira infância marca um ciclo constituinte do ser humano, sendo as diversas formas do brincar, fundamental para o indivíduo no pleno desenvolvimento de seus domínios durante o ciclo vital. Os resultados obtidos no presente estudo demonstram a importância de conhecer os aspectos da primeira infância do desenvolvimento humano para o profissional de enfermagem, assim como a relevância de lançar um olhar interdisciplinar e sensível no que tange a complexidade do tema apresentado.

Palavras-chave: Enfermagem; Desenvolvimento humano; Jogo lúdico; Psicologia.

Biografia do Autor

José Benedito dos Santos Batista Neto, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XIII. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA).

Herberth Rick dos Santos Silva, Universidade do Estado do Pará

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XIII. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA).

Thiago Marcírio Gonçalves de Castro, Universidade do Estado do Pará

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XIII. Integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde na Amazônia (NUPESA).

Rafael Veiga Sales, Universidade da Amazônia

Graduado em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialista em Saúde Mental pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Especialista em Psicanálise com crianças e adolescentes pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus XIII.

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Publicado

03.05.2021