PSICOLOGIA CLÍNICA E O FENÔMENO RELIGIOSO

Autores

Resumo

Este artigo nasce dos estudos e pesquisas sobre os conceitos de religião, alienação, cultura e psicologia na disciplina de “Psicologia e Ciências da Religião”, do curso de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). Este escrito objetiva analisar como o fenômeno religioso é interpretado na prática da psicologia clínica. Bem como, refletir a interface entre psicologia e religião na formação da estrutura psicológica dos sujeitos. Além de atentar-se para a prática da psicologia clínica, diante da experiência religiosa de cada indivíduo que busca a psicoterapia. A metodologia utilizada foi  pesquisa teórica de cunho bibliográfico feita através de análises de artigos, revistas, livros e em sites especializados no assunto. Os resultados mostram que  a experiência religiosa dos sujeitos deve ser considerada com relevância no processo terapêutico, e que é fundamental uma preparação por parte dos psicólogos clínicos, para lidarem com tal demanda.  

Biografia do Autor

Haleks Marques Silva, Faculdade Católica Dom Orione - FACDO

Haleks Marques Silva possui graduação em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, ISTA/PUC-MG, graduação em Teologia pela Università Pontificia Salesiana de Roma, UPS, Itália, Mestrado em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e Doutorando em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO - UFT. Docente na Faculdade Católica Dom Orione, FACDO.

Profa. Dra. Maria José, Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas.

Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação e Letras na Universidade Federal do Tocantins.

LETÍCIA DE JESUS OLIVEIRA

Graduanda de Psicologia na Faculdade Católica Dom Orione - FACDO

Downloads

Publicado

03.05.2021