As Lutas na perspectiva Crítico- Superadora aliada ao uso de tecnologias audiovisuais

um relato de experiência

Autores

Resumo

Nesse trabalho, o conteúdo de Lutas foi abordado dentro das possibilidades da abordagem Crítico-Superadora. Tal temática se mostra como um objeto de estudo importante para desenvolver o aluno em diversas esferas, como social e física. O objetivo dessa pesquisa foi desenvolver o conteúdo de Lutas através da concepção Crítico-Superadora com auxílio de ferramentas audiovisuais. Como tratos metodológicos esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, em nível descritivo, do tipo relato de experiência. Foram aplicadas cinco aulas de Educação Física para uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Tucuruí, sudeste do Pará, utilizando a teoria Crítico-Superadora no desenvolvimento do conteúdo de Lutas. Com base no que foi exposto no decorrer deste relato, o conteúdo Lutas se mostra extremamente viável para ser desenvolvido na escola. O tema é potencializado com o auxílio da abordagem Crítico-Superadora e com o uso de ferramentas audiovisuais, que tornam o aluno um agente participante do processo ensino-aprendizagem, fazendo com que ele interaja com o tema de forma prazerosa. Ademais, os objetivos do estudo foram alcançados, uma vez que o conteúdo Lutas e a abordagem Crítico-Superadora, propostos para serem desenvolvidos, discorreram de forma natural e eficiente.

Biografia do Autor

Douglas Alencar Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Pós-graduando em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde (IFPA). Licenciado Pleno em Educação Física (UEPA).

Ângelo Solano Negrão

Licenciado Pleno em Educação Física (UEPA). Membro do grupo de pesquisa NUPESA.

Louise Santos da Costa

Licenciada Plena em Educação Física (UEPA). Bacharel em Educação Física (UNIASSELVI).

Downloads

Publicado

30/09/2020

Edição

Seção

Relatos de experiência