Implementação do ensino da estratégia de Atenção Integral as Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) em uma Universidade Estadual do Sudeste do Pará

Autores

  • Benedito do Carmo Gomes Cantão
  • Herberth Rick Dos Santos Silva Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • José Benedito dos Santos Batista Neto
  • Anderson Bentes de Lima

Resumo

O estudo trata de um relato sobre a experiência de implementação do AIDPI na grade curricular do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Estado do Pará, Campus XIII, bem como a oferta do mesmo para funcionários do Hospital Regional de Tucuruí (HRT) e enfermeiros do município de Tucuruí. A implementação ocorreu em fases, cuja a primeira consistiu em uma reunião das instituições envolvidas (UEPA, HRT, SESPA e Coordenação de Saúde da Criança e do Estado do Pará) para a discussão da implementação do curso, a segunda consistiu na seleção de 8 enfermeiros que seriam os professores do curso, a terceira consistiu na capacitação dos selecionados, para que assim se desse início ao curso. Por fim, é possível concluir que a implementação obteve êxito, haja vista que 80% de funcionários do HRT foram contemplados, 2 turmas de enfermagem da UEPA foram formadas, bem como o curso já caminha para a formação da terceira turma de enfermagem da UEPA.

Biografia do Autor

Herberth Rick Dos Santos Silva, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Acadêmico em Enfermagem na Universidade Do Estado do Pará - UEPA. Integrante da linha de pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia - NUPESA.

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Publicado

30/09/2020 — Atualizado em 02/10/2020

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Seção

Relatos de experiência