Entre Joãozinhos e Mariazinhas

a educação transviada como uma aposta contrassexual na escola

Autores

Palavras-chave:

educação transviada, contrassexualidade, cistheteronormatividade.

Resumo

A escola, enquanto instituição social, atua sob a perspectiva das relações de poder e reproduzem normas no intuito de escolarizar corpos. Desse modo, o presente artigo demonstra como a Educação Transviada configura-se como uma aposta contrassexual na escola. Para tanto, movimenta-se os estudos de Foucault (2014; 2019a; 2019b) sobre a sexualidade enquanto dispositivo de poder e a biopolítica, além do pensamento de Butler (2018; 2019a; 2019b; 2019c) sobre a lei simbólica na materialização dos corpos, a noção de escolarização de corpos e pós-identidade de Louro (2001; 2014; 2020) e os estudos de Preciado (2014) com a contrassexualidade. Metodologicamente, a pesquisa constitui-se de natureza qualitativa, de revisão bibliográfica e produção teórica. Como resultado, observamos que a escola muito mais que um espaço de educação, também reproduz as cisheteronormas e, para rompê-las é necessário apostar na Educação Transviada.

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Publicado

27/01/2023
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Dossiê