Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; se está sendo enviado para um dossiê organizado, os autores mencionaram a submissão por "Comentários ao Editor" com o nome do dossiê. Incluir todos os autores do artigo no momento da submissão com seus respectivos links do Orcid e Lattes. Caso tenha sido publicada em forma de resumo simples ou expandido em eventos acadêmicos, deve-se informar OBRIGATORIAMENTE à equipe editorial.
  • O arquivo da submissão está em formato Doc, Docx, Open Office ou RTF e com revisão textual antes de aprovação e publicação.
  • O Artigo segue as normas APA - American Psychological Association (e não ABNT). Textos formatados em outros estilos serão recusados pela revista. As resenhas e entrevistas seguem normas da APA ou ABNT.
  • O template com as notas do/a autor/a está devidamente preenchido com os dados de todos os/as autores/as.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos, e margens: inferior, superior, esquerda e direita de 2,5cm em papel A4.
  • Em caso de submissão a uma seção revisada por pares (por exemplo, artigos), foram seguidas as instruções disponíveis na Garantia da revisão por pares cegos.
  • Entendo que estou submetendo manuscrito para publicação na Revista Povos, Diversidade e Educação e, se me submeter a outra revista científica ou se decidir publicar o artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de “aceito” ou “com modificações”, será rejeitado e não publicado.
  • Concordo em assumir os custos da tradução de acordo com as Regras e Diretrizes para os autores, se o artigo for aceito. No momento da comunicação, os procedimentos serão enviados aos autores.

Diretrizes para Autores

A revista receberá: Artigos (até 15 a 25 laudas); Relatos de Experiência (até 15 laudas); Resenhas (até 02 laudas) e Entrevistas (até 10 laudas). O título, apenas a inicial maiúscula, deverá estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples. Na linha seguinte, deve ser indicada a versão do título em inglês ou espanhol. O resumo, até 150 palavras, em português e em inglês ou espanhol, deverá ser em corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. As palavras-chave, em português e em inglês ou espanhol, deverão ter a mesma configuração do resumo. Extensão de 3 a 5 palavras, separadas entre si por vírgula, minúsculas e concluídas com ponto final.

A revista receberá vídeo de divulgação científica e deve atender aos seguintes critérios: ser original e inédito e não estar em avaliação em outra revista. Incluir todos os autores da publicação em vídeo no momento da submissão com seus respectivos links do Orcid e Lattes; O arquivo da submissão está em formato de vídeo (mp4) e deve ter janela com intérprete de Libras e legenda.

O vídeo deve ter duração máxima de quinze de minutos sobre a discussão proposta, conter na abertura o nome do(s) autor(es), sua instituição, título do vídeo e a logo da Revista Povos, Diversidade e Educação – PoDE. Ao final do vídeo devem aparecer os créditos com os nomes dos autores e intérpretes (se for o caso). Atenção!!! No caso de utilizar imagens e sons informe os direitos autorais adquiridos ou que sejam livres de Copyrigth.

Confirmar que está submetendo vídeo de divulgação científica para publicação na Revista Povos, Diversidade e Educação (PoDE) e, se me submeter a outra revista científica ou se decidir publicar em outro meio de comunicação científica após receber a carta de “aceito” ou “com modificações”, será rejeitado e não publicado;

A Revista PoDE permitirá uma porcentagem de até 20% de produções publicadas de autores da Universidade do Estado do Pará a fim de evitar a endogenia. A Revista não publicará artigo do mesmo autor com intervalo menor que um ano da última publicação.

Edição temática/dossiê: a edição temática será organizada por um ou mais pesquisadores especialistas no tema da chamada. Serão aceitos, no mínimo, oito artigos inéditos, pertinentes à temática proposta, a qual será divulgada na página da Revista e nas Redes Sociais, constando os nomes dos organizadores, o tema, a sinopse do número e o prazo para submissão dos originais. Poderão submeter trabalhos, para esta seção, alunos e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais.

As diretrizes para o dossiê estão no template de dossiê https://periodicos.uepa.br/index.php/pode

Artigos: o recebimento está em aberto para submissão de trabalhos inéditos. Podem submeter trabalhos, para esta seção, alunos e/ou professores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa nacionais ou internacionais desde que um dos autores seja doutor (a).

Resenha e entrevista:  A submissão para esta seção deve ser por professores do ensino superior com título de doutor ou doutorandos.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.