Ensino de Geometria para alunos surdos
obstáculos e possibilidades apresentadas nas publicações do Boletim de Educação Matemática
Palavras-chave:
geometria, educação de surdos, matemática, inclusão.Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar como o ensino de Geometria tem sido realizado especificamente para alunos surdos, apresentando alguns obstáculos e possibilidades. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho bibliográfico e a fonte de coleta de dados é o Boletim de Educação Matemática (Bolema). Os principais resultados apontaram que um dos principais obstáculos encontrados no ensino de Geometria para surdos é a ausência de diálogos entre professor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em relação a seus papeis e sobre como os estudantes surdos se apropriam dos saberes, além da falta de materiais e escassez de formação para a atuação com alunos surdos. As possibilidades mais indicadas são os investimentos em qualificação profissional, parceria dialógica entre professor de Matemática e intérprete, utilização de novas metodologias e recursos para que assim haja aprendizagem significativa de Geometria por parte de todos os alunos, dentre eles os surdos.
Palavras-chave: geometria, educação de surdos, matemática, inclusão.
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