Ensino de Geometria para alunos surdos

obstáculos e possibilidades apresentadas nas publicações do Boletim de Educação Matemática

Autores

  • Eliane Mahl elianemahl@gmail.com
    IF Baiano, Campus Alagoinhas
  • Mirelle Silva Mamona Vieira mirelle.jc@hotmail.com
    IF Baiano, Campus Alagoinhas

Palavras-chave:

geometria, educação de surdos, matemática, inclusão.

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar como o ensino de Geometria tem sido realizado especificamente para alunos surdos, apresentando alguns obstáculos e possibilidades. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho bibliográfico e a fonte de coleta de dados é o Boletim de Educação Matemática (Bolema). Os principais resultados apontaram que um dos principais obstáculos encontrados no ensino de Geometria para surdos é a ausência de diálogos entre professor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em relação a seus papeis e sobre como os estudantes surdos se apropriam dos saberes, além da falta de materiais e escassez de formação para a atuação com alunos surdos. As possibilidades mais indicadas são os investimentos em qualificação profissional, parceria dialógica entre professor de Matemática e intérprete, utilização de novas metodologias e recursos para que assim haja aprendizagem significativa de Geometria por parte de todos os alunos, dentre eles os surdos.

Palavras-chave: geometria, educação de surdos, matemática, inclusão.

 

Biografia do Autor

Eliane Mahl , IF Baiano, Campus Alagoinhas

Doutora e Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Especialista em Educação Física Escolar; Licenciada e Bacharelada em Educação Física; Licenciada em Pedagogia, Técnica em Magistério. Cursando Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva (IFSULDEMINAS). Cursando Capacitação em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Alagoinhas, Bahia. 

Mirelle Silva Mamona Vieira, IF Baiano, Campus Alagoinhas

Graduada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-Graduanda em Ciências Naturais e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Campus Alagoinhas Baiano.

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27/01/2023
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Dossiê