Formação de Educadores Sociais para a inclusão do público alvo da Educação Especial

Estado da Arte

Autores

  • Talita Vasconcellos tallita.perussi@gmail.com
    unesp
  • Relma Carneiro relma.urel@unesp.br

Palavras-chave:

Educação não formal. Formação. Educadores. Público Alvo da Educação especial

Resumo

Partindo da questão: Como é a formação do educador social em relação à inclusão? Qual a importância da formação continuada para esses educadores? O presente trabalho apresenta o estado da arte do tema: Formação de educadores do ensino não formal para o trabalho com o Público Alvo da Educação Especial. Partindo da questão: Como é a formação do educador social em relação à inclusão? Qual a importância da formação continuada para esses educadores? O presente trabalho apresenta o estado da arte do tema: Formação de educadores do ensino não formal para o trabalho com o Público Alvo da Educação Especial. Foi realizado o balanço de produção nos bancos de dados de base digital de periódicos da CAPES/MEC - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, da BDTD – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, SciELO – Cientific Eletronic Library Online e Google Acadêmico de estudos realizados nos últimos 20 anos utilizando descritores específicas que descrevem o objeto do estudo em questão. Foram encontrados apenas 14 trabalhos, logo percebe-se a falta de estudos que trazem a formação continuada em educação inclusiva em organizações da educação não formal.  Nesse sentido, ressalta-se a relevância de novos estudos pautados na importância de oferecer a formação continuada para educadores, visando a possibilitar e viabilizar oportunidades igualitárias de acesso e permanência do aprendiz PAEE no espaço de ensino não-formal

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Publicado

27/01/2023
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Dossiê