Diversidade sexual e de gênero na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio:

o uso de rodas de conversa na elaboração do Produto Educacional portfólio

Autores

Palavras-chave:

diversidade sexual e de gênero, Educação Profissional e Tecnológica, rodas de conversa, portfólio

Resumo

A questão da diversidade sexual e de gênero tem, nos últimos tempos, inclusive, sido pautada nas discussões pedagógicas. Este artigo tece reflexões sobre essa temática no currículo, com foco na Educação Profissional e Tecnológica a partir da promoção  de rodas de conversa com vista a um portfólio. O estudo se filia a uma pesquisa defendida no ProfEPT. A investigação é de base qualitativa, com o método da pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Rodas de conversa e questionários semiestruturados compuseram os instrumentos para coleta de dados. Assim, sustentamos que os tensionamentos em torno da temática gênero e sexualidade, na atualidade, tem limitado a sua inclusão no currículo escolar e o uso das rodas de conversa, materializado num portfólio, se apresentam como ferramentas viáveis ao trabalho com a temática da diversidade sexual e de gênero em diversificados espaços pedagógicos, consoante apontam os resultados da investigação.

Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, PROFEPT/IFAL

Pós-doutor e Doutor em Linguística. Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal). Professor do Insituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), atuando no Campus Maceió.

Roberto Idalino Barros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT/Ifal. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), atuando no Campus Palmeira dos Índios.

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27/01/2023
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