Diversidade sexual e de gênero na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio:
o uso de rodas de conversa na elaboração do Produto Educacional portfólio
Palavras-chave:
diversidade sexual e de gênero, Educação Profissional e Tecnológica, rodas de conversa, portfólioResumo
A questão da diversidade sexual e de gênero tem, nos últimos tempos, inclusive, sido pautada nas discussões pedagógicas. Este artigo tece reflexões sobre essa temática no currículo, com foco na Educação Profissional e Tecnológica a partir da promoção de rodas de conversa com vista a um portfólio. O estudo se filia a uma pesquisa defendida no ProfEPT. A investigação é de base qualitativa, com o método da pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Rodas de conversa e questionários semiestruturados compuseram os instrumentos para coleta de dados. Assim, sustentamos que os tensionamentos em torno da temática gênero e sexualidade, na atualidade, tem limitado a sua inclusão no currículo escolar e o uso das rodas de conversa, materializado num portfólio, se apresentam como ferramentas viáveis ao trabalho com a temática da diversidade sexual e de gênero em diversificados espaços pedagógicos, consoante apontam os resultados da investigação.
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