A IMPORTÂNCIA DA SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: DEBATES, TRAJETÓRIAS E DESAFIOS NA TRANSAMAZÔNICA E REGIÃO DO VALE DO XINGU
Resumo
Para discutir o ensino da sociologia no ensino médio nas escolas do Brasil, sobretudo na região da transamazônica e Xingu que é a área em estudo desta pesquisa, é fundamental discutirmos a história da sociologia no mundo e, remetermos a partir do momento em que o ensino da sociologia passou a ser disciplina obrigatória no currículo escolar das escolas públicas, tendo em vista que essa pratica se concretizou de fato de maneira definitiva, “após quase 40 anos de discussão sobre a inclusão, as disciplinas de filosofia e sociologia foram novamente incorporadas ao currículo do ensino médio, em junho de 2008, com a entrada em vigor da Lei n° 11.684, tornando a medida obrigatória, ratificando a permanência das duas disciplinas nas três séries do ensino médio, ação realizada pelo Ministério da Educação. Neste sentido a presente pesquisa tem como objetivo central analisar e discutir o ensino da sociologia em sala de aula, enfatizando a trajetória da sociedade na transamazônica especificando a região do Vale do Xingu, dialogando com os reflexos da sociedade local, sobretudo, os embates grandes projetos socioespaciais da região: a construção da rodovia transamazônica, a construção do complexo hidroelétrica de Belo Monte e a possível mega mineradora Belo Sun, onde os últimos supracitados localizam-se as margens do Rio Xingu, especificamente na área denominada Volta Grande do Xingu, essas três temáticas, ainda são os assuntos mais discutidos pelos professores de sociologia quando se trata de ensino sociológico regional.
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