O CURRÍCULO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE UM MUNICÍPIO DE SERGIPE
Resumo
Este artigo tem o objetivo de analisar o processo de construção do currículo escolar na prática e a sua relação com o projeto político-pedagógico da escola. Para alcançar o objetivo, faz uma análise do processo de construção do mesmo em uma escola da rede estadual de ensino de um município de Sergipe. Questões inerentes ao processo e à importância da construção do currículo serão discutidas ao longo do trabalho. Nele ainda apresentamos conceitos de currículo em vários momentos históricos e o atual, em que o currículo é considerado um artefato multicultural, que é constituído como expressões de identidades e subjetividades e precisa ser pensado a partir dos diversos sentidos presentes e não de modelos predeterminados. Este artigo foi resultado de uma pesquisa quantitativa e qualitativa e teve o questionário on-line, como instrumento de coleta de dados. Os resultados mostram que os professores entendem a importância do currículo no espaço educacional, porém, não participaram da construção e apenas o aplicam, seguindo orientações.
Palavras-chave: Construção. Subjetividades. Currículo. Projeto político-pedagógico.
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