JOGO NA TEORIA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA:

SISTEMATIZAÇÃO DE JOGOS POPULARES EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ – PARÁ

Autores

Resumo

O presente relato experimenta possibilidades de sistematização para o conteúdo Jogo dentro da teoria Crítico-Emancipatória. Objetivamos relatar a experiência a partir da relação entre os jogos populares e pressupostos e indicadores pedagógicos que fundamentam a perspectiva Crítico-Emancipatório. O processo metodológico constituiu-se em duas etapas: levantamento bibliográfico e pesquisa de campo através de relato de experiência. Buscou-se uma avaliação aprofundada das ações desenvolvidas em uma escola pública do município de Tucuruí-Pará. Os resultados apontaram para uma real possibilidade sistematizada de aplicação do conhecimento do jogo através dos pressupostos filosóficos e indicadores metodológicos da Teoria Pedagógica Crítico-Emancipatória. Ratificou-se, portanto, a facilidade de desenvolvimento do jogo por meio da transcendência de limite na aula de Educação Física e conclui-se a necessidade de novas propostas para a prática pedagógica da Educação Física, as quais priorizem o se-movimentar como esperança emancipadora para o conhecimento da Educação Física para além da técnica esportiva e da sobrepujança.

Biografia do Autor

Nayane Moia de Freitas, Universidade Federal do Tocantins UFT

Mestranda em Educação (UFT), Palmas /To.

Higson Rodrigues Coelho, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação (UFF), Docente do Programa de Pós - Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia pela UEPA. Belém/PA. 

Marciel Barcelos Lano, Universidade Federal do Tocantins UFT

Doutor em Educação (UFES), Docente do Programa de Pós - Graduação em Educação pela UFT. Palmas /To.

Pamella Silva Barbosa

Licenciada em Educação Física (UEPA), Tucuruí – PA

Rogério Gonçalves Freitas, CSSMB Québec, Canadá.

Doutor em Sociologia (Universide de Nápoles Frederico II), Docente de Educação Física CSSMB, Québec, Canadá.

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Publicado

26.05.2023
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Edição

Seção

Relatos de experiência