ANÁLISE DOS DOMÍNIOS FISÍCOS, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA TERCEIRA INFÂNCIA

: CONTRIBUÍÇÕES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PARA A ENFERMAGEM

Autores

  • Rafael Veiga Sales UEPA
  • Ana Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Pedro Gabriel Silva Moura Universidade do Estado do Pará - UEPA
  • Thalia Universidade do Estado do Pará - UEPA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o ciclo da terceira infância de uma criança de 6 anos de idade através da aplicação de um jogo lúdico de quebra-cabeça sobre o esqueleto humano. Trata-se de um relato de caso, concebido através da observação e interação com um individuo real para análise comportamental da sua fase do desenvolvimento. A temática em questão surgiu a partir do componente prático de avaliação final da disciplina de Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento do curso de graduação em enfermagem da UEPA. O brincar favorece o desenvolvimento do corpo da criança, suas expressões, experiências e novas informações que auxiliam seu desenvolvimento e aumentam sua autonomia. Desse tal modo, observou-se que por meio do jogo e do brincar, a criança demonstrou habilidades satisfatórias nos domínios físico, cognitivo e social. Os resultados obtidos através do estudo apontaram a importância de se conhecer as fases do desenvolvimento humano dentro do curso de enfermagem, a fim de prestar uma assistência adequada e realizar manutenção desses processos, principalmente no que diz respeito ao período da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16.12.2022

Como Citar

Veiga Sales, R., Leite Costa, A. K. ., Silva Moura, P. G. ., & dos Santos Moraes, T. (2022). ANÁLISE DOS DOMÍNIOS FISÍCOS, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL NA TERCEIRA INFÂNCIA: : CONTRIBUÍÇÕES DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PARA A ENFERMAGEM. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(5). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/5327