Umas METODOLOGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PARÁ

Autores

Resumo

Os fundamentos da ciência contemporânea constituíram os pressupostos básicos da afirmação do espirito crítico, racional e investigativo do ser humano. As bibliografias enfatizam a importância de inserir a educação científica desde as series iniciais, para que o aluno tenha o reconhecimento e que isso contribua na sua educação e construção como cidadão. A proposta deste trabalho foi a busca por metodologias ativas e didáticas utilizadas pelos professores de biologia da rede pública do ensino médio de Conceição do Araguaia – PA, no qual o instrumento de coleta de dados foi um breve questionário aplicado aos professores da rede Estadual, contendo 5 questões objetivas e 1 subjetiva. A análise dos questionários aplicados demonstrou as principais tendências educacionais relacionada com os recursos metodológicos para o ensino de biologia, praticadas em sala de aula. É indiscutível que a educação tem passado por transformações ao logo do tempo, sendo assim o processo de formação de novos educadores vem se adaptando as novas mudanças que o ensino vem exigindo, o educador atualizado passa a ser o mediador do conhecimento, sugerindo problemas e possíveis hipóteses, buscando por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino.

Palavras-chave: Didática de ensino; Metodologia de ensino; Ensino de Biologia; Professor.

Biografia do Autor

Weliton Moreira Gaia, Universidade do Estado do Pará

Os fundamentos da ciência contemporânea constituíram os pressupostos básicos da afirmação do espirito crítico, racional e investigativo do ser humano. As bibliografias enfatizam a importância de inserir a educação científica desde as series iniciais, para que o aluno tenha o reconhecimento e que isso contribua na sua educação e construção como cidadão. A proposta deste trabalho foi a busca por metodologias ativas e didáticas utilizadas pelos professores de biologia da rede pública do ensino médio de Conceição do Araguaia – PA, no qual o instrumento de coleta de dados foi um breve questionário aplicado aos professores da rede Estadual, contendo 5 questões objetivas e 1 subjetiva. A análise dos questionários aplicados demonstrou as principais tendências educacionais relacionada com os recursos metodológicos para o ensino de biologia, praticadas em sala de aula. É indiscutível que a educação tem passado por transformações ao logo do tempo, sendo assim o processo de formação de novos educadores vem se adaptando as novas mudanças que o ensino vem exigindo, o educador atualizado passa a ser o mediador do conhecimento, sugerindo problemas e possíveis hipóteses, buscando por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino.

Thais Dantas Nunes , Universidade do Estado do Pará

Os fundamentos da ciência contemporânea constituíram os pressupostos básicos da afirmação do espirito crítico, racional e investigativo do ser humano. As bibliografias enfatizam a importância de inserir a educação científica desde as series iniciais, para que o aluno tenha o reconhecimento e que isso contribua na sua educação e construção como cidadão. A proposta deste trabalho foi a busca por metodologias ativas e didáticas utilizadas pelos professores de biologia da rede pública do ensino médio de Conceição do Araguaia – PA, no qual o instrumento de coleta de dados foi um breve questionário aplicado aos professores da rede Estadual, contendo 5 questões objetivas e 1 subjetiva. A análise dos questionários aplicados demonstrou as principais tendências educacionais relacionada com os recursos metodológicos para o ensino de biologia, praticadas em sala de aula. É indiscutível que a educação tem passado por transformações ao logo do tempo, sendo assim o processo de formação de novos educadores vem se adaptando as novas mudanças que o ensino vem exigindo, o educador atualizado passa a ser o mediador do conhecimento, sugerindo problemas e possíveis hipóteses, buscando por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino.

Palavras-chave: Didática de ensino; Metodologia de ensino; Ensino de Biologia; Professor.

Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro, Universidade do Estado do Pará

Os fundamentos da ciência contemporânea constituíram os pressupostos básicos da afirmação do espirito crítico, racional e investigativo do ser humano. As bibliografias enfatizam a importância de inserir a educação científica desde as series iniciais, para que o aluno tenha o reconhecimento e que isso contribua na sua educação e construção como cidadão. A proposta deste trabalho foi a busca por metodologias ativas e didáticas utilizadas pelos professores de biologia da rede pública do ensino médio de Conceição do Araguaia – PA, no qual o instrumento de coleta de dados foi um breve questionário aplicado aos professores da rede Estadual, contendo 5 questões objetivas e 1 subjetiva. A análise dos questionários aplicados demonstrou as principais tendências educacionais relacionada com os recursos metodológicos para o ensino de biologia, praticadas em sala de aula. É indiscutível que a educação tem passado por transformações ao logo do tempo, sendo assim o processo de formação de novos educadores vem se adaptando as novas mudanças que o ensino vem exigindo, o educador atualizado passa a ser o mediador do conhecimento, sugerindo problemas e possíveis hipóteses, buscando por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino.

Palavras-chave: Didática de ensino; Metodologia de ensino; Ensino de Biologia; Professor.

Downloads

Publicado

23.09.2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 247
  • pdf downloads: 348

Como Citar

Moreira Gaia, W. ., Dantas Nunes , T. ., & Medeiros Gonçalves de Loureiro, T. . (2021). Umas METODOLOGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PARÁ. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(4). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/4346