Umas METODOLOGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PARÁ

Autores

  • Weliton Moreira Gaia Universidade do Estado do Pará
  • Thais Dantas Nunes Universidade do Estado do Pará
  • Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro Universidade do Estado do Pará

Resumo

Os fundamentos da ciência contemporânea constituíram os pressupostos básicos da afirmação do espirito crítico, racional e investigativo do ser humano. As bibliografias enfatizam a importância de inserir a educação científica desde as series iniciais, para que o aluno tenha o reconhecimento e que isso contribua na sua educação e construção como cidadão. A proposta deste trabalho foi a busca por metodologias ativas e didáticas utilizadas pelos professores de biologia da rede pública do ensino médio de Conceição do Araguaia – PA, no qual o instrumento de coleta de dados foi um breve questionário aplicado aos professores da rede Estadual, contendo 5 questões objetivas e 1 subjetiva. A análise dos questionários aplicados demonstrou as principais tendências educacionais relacionada com os recursos metodológicos para o ensino de biologia, praticadas em sala de aula. É indiscutível que a educação tem passado por transformações ao logo do tempo, sendo assim o processo de formação de novos educadores vem se adaptando as novas mudanças que o ensino vem exigindo, o educador atualizado passa a ser o mediador do conhecimento, sugerindo problemas e possíveis hipóteses, buscando por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino.

Palavras-chave: Didática de ensino; Metodologia de ensino; Ensino de Biologia; Professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weliton Moreira Gaia, Universidade do Estado do Pará

Os fundamentos da ciência contemporânea constituíram os pressupostos básicos da afirmação do espirito crítico, racional e investigativo do ser humano. As bibliografias enfatizam a importância de inserir a educação científica desde as series iniciais, para que o aluno tenha o reconhecimento e que isso contribua na sua educação e construção como cidadão. A proposta deste trabalho foi a busca por metodologias ativas e didáticas utilizadas pelos professores de biologia da rede pública do ensino médio de Conceição do Araguaia – PA, no qual o instrumento de coleta de dados foi um breve questionário aplicado aos professores da rede Estadual, contendo 5 questões objetivas e 1 subjetiva. A análise dos questionários aplicados demonstrou as principais tendências educacionais relacionada com os recursos metodológicos para o ensino de biologia, praticadas em sala de aula. É indiscutível que a educação tem passado por transformações ao logo do tempo, sendo assim o processo de formação de novos educadores vem se adaptando as novas mudanças que o ensino vem exigindo, o educador atualizado passa a ser o mediador do conhecimento, sugerindo problemas e possíveis hipóteses, buscando por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino.

Thais Dantas Nunes , Universidade do Estado do Pará

Os fundamentos da ciência contemporânea constituíram os pressupostos básicos da afirmação do espirito crítico, racional e investigativo do ser humano. As bibliografias enfatizam a importância de inserir a educação científica desde as series iniciais, para que o aluno tenha o reconhecimento e que isso contribua na sua educação e construção como cidadão. A proposta deste trabalho foi a busca por metodologias ativas e didáticas utilizadas pelos professores de biologia da rede pública do ensino médio de Conceição do Araguaia – PA, no qual o instrumento de coleta de dados foi um breve questionário aplicado aos professores da rede Estadual, contendo 5 questões objetivas e 1 subjetiva. A análise dos questionários aplicados demonstrou as principais tendências educacionais relacionada com os recursos metodológicos para o ensino de biologia, praticadas em sala de aula. É indiscutível que a educação tem passado por transformações ao logo do tempo, sendo assim o processo de formação de novos educadores vem se adaptando as novas mudanças que o ensino vem exigindo, o educador atualizado passa a ser o mediador do conhecimento, sugerindo problemas e possíveis hipóteses, buscando por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino.

Palavras-chave: Didática de ensino; Metodologia de ensino; Ensino de Biologia; Professor.

Terezinha Medeiros Gonçalves de Loureiro, Universidade do Estado do Pará

Os fundamentos da ciência contemporânea constituíram os pressupostos básicos da afirmação do espirito crítico, racional e investigativo do ser humano. As bibliografias enfatizam a importância de inserir a educação científica desde as series iniciais, para que o aluno tenha o reconhecimento e que isso contribua na sua educação e construção como cidadão. A proposta deste trabalho foi a busca por metodologias ativas e didáticas utilizadas pelos professores de biologia da rede pública do ensino médio de Conceição do Araguaia – PA, no qual o instrumento de coleta de dados foi um breve questionário aplicado aos professores da rede Estadual, contendo 5 questões objetivas e 1 subjetiva. A análise dos questionários aplicados demonstrou as principais tendências educacionais relacionada com os recursos metodológicos para o ensino de biologia, praticadas em sala de aula. É indiscutível que a educação tem passado por transformações ao logo do tempo, sendo assim o processo de formação de novos educadores vem se adaptando as novas mudanças que o ensino vem exigindo, o educador atualizado passa a ser o mediador do conhecimento, sugerindo problemas e possíveis hipóteses, buscando por ferramentas que possam auxiliar no processo de ensino.

Palavras-chave: Didática de ensino; Metodologia de ensino; Ensino de Biologia; Professor.

Downloads

Publicado

23.09.2021

Como Citar

Moreira Gaia, W. ., Dantas Nunes , T. ., & Medeiros Gonçalves de Loureiro, T. . (2021). Umas METODOLOGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PARÁ. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(4). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/4346