DIÁLOGOS SOBRE A PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO: aspectos metodológicos e reflexões teóricas

Autores

  • LAÍNE ROCHA MOREIRA laine.educacaofisica@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • LARICI KELI ROCHA MOREIRA LARICI.ROCHA@IFPA.EDU.BR
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Altamia

Resumo

Trata de um relato de experiência que objetivou apresentar o percurso metodológico adotado na disciplina Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), traçando ponderações sobre as perspectivas da pesquisa acadêmica na pós-graduação. O relato contextualiza as fases do desenvolvimento da disciplina, tece discussão crítica sobre as temáticas abordadas nos estudos dos mestrandos do programa, discute uma proposta de pesquisa intitulada Multi/Interculturalismo na formação inicial de professores de Educação Física na Região Xingu e avalia o desenvolvimento teórico-metodológico da disciplina. Por fim, o estudo ofereceu discussões que permitiram romper com velhos padrões relacionados ao fazer científico, dando lugar a novas experiências quanto à produção do conhecimento na universidade e principalmente ao rigor metodológico a ser observado no desenvolvimento do trabalho de dissertação.

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.

COUTO, Cecília Galvão. Professor: o início da prática profissional. Lisboa: APM, 1998.

FLEURI, R. M. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educacionais. In: CANDAU, V. M. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Encontro Nacional de didática e prática de ensino (ENDIPE). 2ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MORAES, Roque, GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Unijuí, 2011.

OLIVEIRA, I. A. de; MOTA NETO, J. C. da. A construção de categorias de análise na pesquisa em educação. In: MARCONDES, M. I.; OLIVEIRA, I. A. de.; TEIXEIRA, E. (Orgs). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011.

PDRSX. Plano de desenvolvimento regional e sustentável do Xingu. Decreto n. 7.340 de outubro de 2010. Região de Integração Xingu.

SILVA, Lisandra de Oliveira. DIEHL, Vera Regina Oliveira. Da construção dos procedimentos metodológicos à produção do conhecimento: compartilhando experiências a partir de narrativas escrita. In: MOLINA NETO, Vicente; BOSSLE, Fabiano (Orgs). O ofício de ensinar e pesquisar na educação física escolar. Porto Alegre: Solina, 2010.

Downloads

Publicado

24.07.2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 74
  • PDF downloads: 86

Edição

Seção

Relatos de experiência