Ensino Colaborativo como apoio a inclusão escolar dos estudantes público-alvo do Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais de Educação:

uma revisão sistemática

Autores

Palavras-chave:

Ensino Colaborativo. Atendimento Educacional Especializado. Institutos Federais.

Resumo

O presente estudo consiste numa Revisão Sistemática voltada a identificar na literatura o que já foi proposto em relação ao Ensino Colaborativo/Coensino como apoio à inclusão escolar dos estudantes público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros – IFs. A metodologia adotada compreendeu a busca de trabalhos publicados entre os anos 2016 e 2021, relativos a essa temática, no repositório de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e na base de dados digitais Google Acadêmico, utilizando os descritores “Ensino colaborativo”, “Atendimento Educacional Especializado”, “institutos federais”, “instituto federal” relacionados através do uso dos operadores boleanos AND e OR. Foram selecionados 09 estudos compreendendo artigos, tese e dissertações. Os resultados indicaram inexistência de pesquisas voltadas a investigar o Ensino Colaborativo nos IFs e escassez de estudos relacionados à atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado nessas instituições, tendo em vista que a função de docente AEE ou docente de Educação Especial nesses espaços educacionais é recente. Assim, as considerações finais apontam a necessidade de mais pesquisas voltadas a investigar a atuação desses docentes nos IFs e os desafios e possibilidades da implementação do Ensino Colaborativo na Educação Básica, Técnica e Tecnológica.

Biografia do Autor

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Física Escolar (FINOM), Educação Especial (UEFS), Treinamento Desportivo (FINOM). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde foi Coordenador do Colegiado do curso de Licenciatura em Educação Física, Coordenador da Especialização em Atividade Física para pessoas com deficiência e Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE). Atualmente é Diretor do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV e professor permanente do Mestrado profissional em Educação e Diversidade. É Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Educação Física Adaptada (GEPEFA) e pesquisador do Laboratório de Avaliação e Intervenção em Atividade Motora Adaptada (LAIAMA). É Editor gerente da revista Diálogos e Diversidade (ISSN - 2764-0795). Concentra seus estudos nos seguintes temas: Políticas Públicas e Gestão em Educação, Educação Física, Esporte e Lazer; Historia Esportiva; Pesquisa e Prática Pedagógica; Fundamentos Psicológicos da Educação; Formação Profissional e Currículo; Condições de Trabalho Docente; Educação Especial, Educação Física Adaptada e Acessibilidade em espaços de Educação, Esporte e Lazer.

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02/06/2023
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