Os búzios de Ifá: memória, imaginário e mitopoética quilombola amazônica

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Resumo

Resumo  

O presente texto faz parte da pesquisa Saberes afro-brasileiros e educação sensível em cartografias amazônicas: vozes de Jambuaçu-PA, como o próprio nome indica, desenvolve-se em um território Quilombola, situado na região do município de Moju/PA. Tem como problemática: Quais os saberes culturais estão presentes nas narrativas orais dos moradores do território Quilombola de Jambuaçu? O objetivo principal é cartografar os saberes não escolares presentes nas narrativas orais dos moradores do território quilombola de Jambuaçu e analisar como esses saberes influenciam na construção de uma educação sensível. Essa seção traz as falas dos moradores do território e está assim disposta: uma introdução que fala sobre a importância das narrativas para construção do imaginário poético e mesmo da cosmogonia dos povos tradicionais, uma subseção “Quem quer? quem quer?”: os herdeiros dos encantados, mitopoética amazônica e conclui com uma análise das falas dos interpretes sendo indispensável perceber que as mesmas recuperam o passado e acionam reminiscências. Assim, a voz dos narradores recompõe as experiências históricas, afetivas, sociais e políticas; a realidade da expressão poética oral. Palavras-chave: Educação sensível; Oralidade; Comunidade Quilombola.

 

Palavras-chave: Educação sensível;Oralidade; Comunidade Quilombola.

Biografia do Autor

Margareth Brasileiro, semec

Margareth Brasileiro Mestra em Educação (UEPA/PA/2019). Professora da Rede Municipal de Educação, Pedagoga da Rede Estadual de Educação. http://lattes.cnpq.br/1301115064036407/ORCID https://orcid.org/0000-0002-9598-0659 E-mail: margarethsbrasileiro@yahoo.com.br

Josebel Fares, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Josebel Akel Fares Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC/SP/ 2003). Professora Titular da Universidade do Estado do Pará (UEPA). http://lattes.cnpq.br/1177199217893227 / ORCID https://orcid.org/0000-0003-2384-0582 E-mail: belfares@gmail.com

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Publicado

25/09/2021
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