A COMPETÊNCIA DOCENTE E O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Renato Borges Universidade do Estado do Pará
  • Manuella Azevedo UEPA https://orcid.org/0000-0002-5570-4406
  • Érika Ladeira Universidade do Estado do Pará
  • Caio Vinicius Brito Universidade do Estado do Pará
  • Ivete Caldas Universidade do Estado do Pará
  • Milena Caldato Universidade do Estado do Pará

Resumo

O docente desempenha um papel fundamental na formação na área da saúde, enfrentando o desafio constante de manter-se atualizado. Atualmente, a necessidade de adotar metodologias ativas é quase imperativa. Essas abordagens colocam o aluno no centro do processo de aprendizado, estimulando sua autonomia, curiosidade e capacidade de tomada de decisões individuais e coletivas. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da literatura para identificar os recursos tecnológicos e educacionais mais comuns entre os docentes e avaliar sua utilidade no ensino. Utilizou-se a metodologia da revisão integrativa da literatura, que consistiu em revisões e análises de publicações relevantes ao tema dos últimos 5 anos. Como resultados foi nítida a importância das ferramentas educacionais, como MOOCs e aplicativos, para personalizar o ensino e melhorar a aprendizagem dos alunos, ao passo que destacamos os desafios enfrentados pelos educadores na adaptação às tecnologias, incluindo a lacuna geracional e a necessidade de formação contínua, bem como as barreiras de acesso e familiaridade com a tecnologia que os alunos podem enfrentar. É perceptível que embora as tecnologias ofereçam oportunidades significativas para aprimorar a educação, também é essencial superar esses desafios para garantir um ensino eficaz e de qualidade. A combinação de competência docente com o emprego de tecnologias educacionais pode aprimorar o ensino, proporcionando experiências mais interativas e adaptadas aos alunos, o que resulta em maior engajamento e motivação. Além disso, essa abordagem implica na redefinição dos papéis tanto do professor quanto do estudante no contexto educacional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28.09.2024

Como Citar

Borges, R., Azevedo, M., Ladeira, Érika, Brito, C. V., Caldas, I., & Caldato, M. (2024). A COMPETÊNCIA DOCENTE E O USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(7). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/7855