A PRÁTICA DOCENTE LÚDICA E INTERATIVA: ADOÇÃO DE EXPERIMENTOS PRÁTICOS NO ENSINO DE ELETRÔNICA PARA MÚSICOS

Autores

  • Alex Baroni baroni.alex@gmail.com
    Não tem

Resumo

Este documento trata-se de um relato de experiência, o qual narra a vivência do professor e autor desse texto, durante a docência da disciplina de eletricidade e eletrônica para músicos. Objetivo: Expor as dinâmicas que foram incorporadas na docência dessa disciplina, em função das dificuldades que apresentavam-se ao ministrar essas aulas. Pois o público-alvo, eram músicos interessados em aprender esse tema para construir seus próprios equipamentos eletrônicos musicais, muitos dos quais com formação em música. Contudo, ao lecionar sobre eletricidade e eletrônica, mostra-se necessário uma boa base de matemática e química aos alunos. Porém, esses alunos haviam estudado essas disciplinas há muitos anos atrás, somente no período escolar. Portanto, o professor buscou meios práticos de expor o conteúdo, sem que houvesse a necessidade de aprofundar nesses temas para a devida compreensão da matéria. Método: Assim, foram desenvolvidos diversos experimentos práticos que eram utilizados de forma subsequente e também concomitante com a teoria ensinada. Os experimentos foram constituídos sobre uma pequena chapa de madeira, o que facilitou a construção dos mesmos. Quando solicitado, os alunos aproximavam-se da mesa do professor para que pudessem acompanhar as experiências e a devida associação das mesmas com a teoria. Resultados: A adoção de experiências práticas nas turmas de eletricidade e eletrônica aplicada aos músicos, mostrou-se como um reforço positivo e facilitador na compreensão da matéria por parte dos alunos musicistas. Conclusões: As aulas tornaram-se mais lúdicas, despertando a curiosidade pelo tema e mostrando de forma prática a teoria por detrás dos assuntos lecionados.

Downloads

Publicado

15.06.2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • pdf downloads: 28