O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA

Uma revisão sistemática da literatura (2015-2020)

Autores

  • Caroline Lopes de Barros carolbarros869@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Williane Gonzaga Lopes williane.gonzaga@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Maria Goretti Sousa Lameira mariagoretti.lameira@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a produção de conhecimento, nos últimos 6 anos (2015 a 2020), com relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a atividade física na infância. As informações, sistematizações e categorias foram organizadas através da análise de conteúdo de Bardin (2011), que se consiste em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados encontrados, apresentaram 7 (sete) trabalhos científicos, que expõem conteúdos e artifícios sobre atividade física e formação continuada de professores, pois tornaram-se mecanismos auxiliares no desenvolvimento da criança autista. Dessa forma,conclui-se que o quantitativo de pesquisas sobre atividade física e a criança com TEA ainda é pouco, considerando a totalidade de trabalhos buscados na área escolar, sendo necessária a ampliação de produções que tratam acerca desta temática.
Palavras-chave: Atividade Física. Transtorno do Espectro Autista. Educação Infantil.

Biografia do Autor

Maria Goretti Sousa Lameira , Universidade do Estado do Pará

Prof. Me. Mª Goretti Sousa Lameira.

Docente no Curso de Licenciatura em Educação Física e no Curso de Enfermagem (UEPA/Tucuruí). Coordenadora Adjunta do Curso de Educação Física (UEPA/Tucuruí). Docente na Prefeitura Municipal de Tucuruí (Dança e Educação Física). Focalizadora e Coreógrafa de Danças Circulares. Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC/UNAMA). Especialista em Pedagogia do Movimento Humano (UEPA) Grupo de  estudos e pesquisas Interdisciplinar em diversidade e inclusão (GEPIDI/PPGCLC) Grupo de pesquisa BATUQUES (PPGCLC) Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia (GEIA/UEPA) msousalameira@gmail.commariagoretti.lameira@uepa.br   https://lattes.cnpq.br/5222496497306711

Downloads

Publicado

15.06.2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 424
  • pdf downloads: 279