O EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATOIDE

UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PERIÓDICOS ENTRE OS ANOS 2009 E 2019 NO BRASIL

Autores

Resumo

A artrite reumatoide (AR) é uma enfermidade sistêmica autoimune, tendo como característica principal a apresentação de inflamação sinovial, lesão cartilaginosa e deformação articular, apresentando sintomas como dor, calor, vermelhidão, rigidez matinal, cansaço, articulações volumosas, escoamento intra-articular, movimentos articulares limitados, funcionalidade comprometida, sociais, e difícil execução das atividades diárias. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistêmica da produção da arte sobre o benefício das atividades físicas na melhora dos pacientes que apresentam quadros de AR. Utilizou o método bibliográfico de balanço da produção do conhecimento, concretizado em periódicos brasileiros e, para tanto, a busca foi realizada a partir dos seguintes descritores: artrite reumatoide, exercício físico, doenças reumatológicas, atividade física e saúde, nos seguintes sítios: SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO. Além disso, foi utilizado o método que organiza a pesquisa nas seguintes etapas: definição da problemática da pesquisa, elaboração do plano de trabalho, localização e obtenção do material, definição do método de organização e análise, análise e interpretação e síntese da investigação. Foram encontrados 06 artigos que tratam do objeto em questão, percebeu-se a diversidade de competências avaliadas no meio de qualidade de vida para pacientes com AR. Portanto, está consolidado na literatura, o exercício físico como um tratamento alternativo que ameniza os efeitos ou sintomas dos pacientes com AR, apesar da dificuldade de padronização de um programa ou exercício físico que melhor potencialize a qualidade de vida dos pacientes acometidos com AR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângelo Solano Negrão, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), Universidade Federal do Pará (UFPA); Licenciado em Educação Física, Universidade do Estado do Pará (UEPA); Bacharel em Educação Física, Centro Educacional Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia (NUPESA).

Igor Mateus Fernandes de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Licenciado em Educação Física (UEPA); Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia (NUPESA).

Douglas Alencar Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestrando em Educação Física (PPGEF-UFS), Universidade Federal de Sergipe (UFS); Pós-graduando em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); Licenciado em Educação Física, Universidade do Estado do Pará (UEPA); Membro do grupo de pesquisa Centro de Investigação em Saúde, Atividade Física e Esporte (SAFE-UFS).

Higson Rodrigues Coelho, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação (UFF); Mestre em Educação (UEPA), Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia (NUPESA).

Downloads

Publicado

15.06.2022

Como Citar

Solano Negrão, Ângelo ., Fernandes de Oliveira, I. M., Alencar Vieira, D., & Rodrigues Coelho, H. (2022). O EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA ARTRITE REUMATOIDE: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PERIÓDICOS ENTRE OS ANOS 2009 E 2019 NO BRASIL. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(5). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/4513