EDUCAÇÃO E SAÚDE: ORIENTAÇÕES POSTURAIS PARA ESCOLARES

Autores

Resumo

Escolares encontram-se predispostos as alterações posturais quando submetidos a cargas excessivas e esforços repetitivos. A educação e saúde está inserida na educação física numa concepção de cuidado com o corpo e a saúde. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é analisar a compreensão de escolares sobre os hábitos posturais. Participaram da pesquisa 89 alunos do 2º ao 5º ano, durante 5 encontros. Para coleta dos dados foi elaborada uma cartilha contendo 6 questões, aplicados antes e depois das ações educativas. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva simples. Sobre a percepção da mochila mais adequada, antes da ação educativa 95,6% responderam a mochila de alça larga, após ação educativa esse número aumentou para 97,8%. Em relação ao conhecimento em relação as regiões da coluna, antes 2,2% acertaram cinco assertivas, após aplicação aumentou para 64,1%. Quanto aos principais desvios posturais, antes da aplicação 10,0% dos alunos acertaram todos os desvios, após aplicação o número se expandiu para 94,30%. A percepção sobre a maneira correta de carregar a mochila escolar, antes da aplicação o número de acerto foram 95,60%, após aplicação o número ampliou para 98,9%. Sobre o peso correto da mochila escolar, antes da aplicação 27,8% acertaram, durante pós aplicação o número se expandiu 93,30%. Conclui-se que a realização de ações educativas foi eficaz, dado a importância da educação e saúde dentro das escolas e os benefícios que uma boa postura desde a infância pode proporcionar na vida adulta, evitando possíveis patologias na coluna vertebral.

Biografia do Autor

JOAO MATHEUS PEREIRA MATHEUS PEREIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)

Educação Fisica

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20.03.2020
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