MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EF EM ALTAMIRA/PA

Autores

  • LAÍNE ROCHA MOREIRA laine.educacaofisica@hotmail.com
    UEPA
  • Enderson Uchoa Duarte end.uchoa13@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Gustavo dos Santos Nascimento gustavosantos7028@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Larici Keli Rocha Moreira larici.rocha@ifpa.edu.br
    Instituto Federal do Pará (IFPA).

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental, exploratório-descritiva e de abordagem quanti-qualitativa que objetiva caracterizar a formação profissional em Educação Física (EF) em Altamira-PA. Foi realizado um mapeamento das IES que ofertam o curso de graduação em licenciatura e/ou bacharelado em EF em Altamira, nas modalidades de oferta presencial, semipresencial e à distância por meio de buscas no banco de dados do sistema E-MEC, no período de fevereiro a setembro de 2019. A pesquisa apresenta discussões acerca do Parecer CNE/CES Nº: 584/2018 que institui um novo processo de reformulação curricular para os cursos de EF do país. As matrizes curriculares foram analisadas respeitando as particularidades da área de atuação, sendo elas bacharelado e licenciatura. Para uma melhor análise e compreensão da pesquisa, as disciplinas foram subdivididas em áreas de conhecimento sendo elas: ser humano-sociedade, biológica do corpo humano, produção do conhecimento científico e tecnológico, cultural do movimento humano, técnico-instrumental e didático-pedagógica, como propõem Pizani e Barbosa-Rinaldi (2014). Os resultados demonstraram perceptíveis contradições na formação em EF, pois tecnicamente não se percebe uma diferença considerável nos currículos dos cursos estudados (licenciatura e bacharelado), deixando nítida a falta de identidade própria de cada curso. Por isso, a pesquisa sugere-se pensar em uma proposta que tende para a formação ampliada com características que contemplem a ampla atuação profissional.

Biografia do Autor

LAÍNE ROCHA MOREIRA, UEPA

raduação em Educação Física - Universidade do Estado do Pará/UEPA (2008); Especialização em Educação e Cultura: Confluências -Universidade Federal do Pará/UFPA (2010); Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior - Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2009); Mestrado em Educação/Universidade do Estado do Pará/UEPA (2015). É professora Auxiliar da UEPA, na qual ministra as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica I, II, III, IV e Estágio Supervisionado I e II. Atua em atividades de assessoramento e gestão de projetos educativos nas áreas de esporte, cultura e lazer. Pesquisadora da linha: Formação de professores e práticas curriculares do Grupo Multidisciplinar de pesquisa em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ressignificar - Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física.

Enderson Uchoa Duarte, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará, campus IX Altamira

Gustavo dos Santos Nascimento, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará, campus IX Altamira

Larici Keli Rocha Moreira, Instituto Federal do Pará (IFPA).

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2011). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2012). Especialista em Políticas Educacionais e Saberes Docentes pela Universidade Federal do Pará (2018). Membro do Grupo RessisgnificaR - Grupo de Pesquisa Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física (UEPA) e Grupo de Pesquisas Tecnologia e Educação no Xingu e Região da Transamazônica (IFPA Campus Altamira). É professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Altamira. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Física, principalmente nos seguintes temas: Saúde e qualidade de vida, Educação Física escolar, Políticas Públicas de lazer e qualidade de vida, Lazer e Recreação, dentre outras.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno CNE/CP, Brasil, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 1, de 11 de março de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc2versao.revista.pdf>. Acesso em: 03/11/2019.

BRASIL. Resolução nº 6, de 18 de Dezembro de 2018. Portaria MEC nº 1.349. 6. ed. Brasília: Diário Oficial da União, 14 dez. 2018. n. 6, Seção 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29/09/2019.

CRUZ, Amália Catharina Santos. O Embate de Projetos na Formação De Professores De EF: além da dualidade licenciatura – bacharelado. UFSC, Florianópolis, 2009.

CRUZ, Amália Santos. O Embate de Projetos na Formação de Professores de EF: além da dualidade licenciatura-bacharelado. Motrivivência, Florianópolis, n. 36, 2011.

DAOLIO, Jocimar. EF e o conceito de cultura. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

DUDECK, Tamara Suellen; MOREIRA, Evando Carlos; MELO, José Pereira de. Reflexões sobre o lugar da escola na formação de professores de EF. Motrivivência, Santa Catarina, v. 29, n. 51, p.234-250, 20 jul. 2017.

FERREIRA JUNIOR, Airton. Tendências da Utilização de Mobile Learning na Educação. Diadema-SP, p.1-39, 2015.

FIGUEIREDO, Otonny Alves de. Prática Pedagógica em EF: Para Além da Bola. 2018. 57 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em EF Escolar, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19224.Acesso em: 18/10/2019.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HIRAMA, Leopoldo Katsuki et al Extensão universitária e formação do professor de educação física: contribuições a partir da permanência prolongada. Revista Ciência Em Extensão, v.12, n.1, p. 28-40, 2016.

LORA, Jacob Alfredo; SOUZA, Maristela da Silva; PRIETTO, Adelina Lorensi. A Divisão Licenciatura/Bacharelado no Curso de EF: O Olhar Dos Egressos. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p.461-474, abr./jun. 2017.

ITAQUI, Maria Helena. Práticas de Estudo de Alunos do Ensino Superior em Disciplinas a Distância: uma experiência no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, p.1-92, 2014.

LIMA, Ricardo et al. Formação Inicial de Professores de EF: A perspectiva dos Estudantes Estagiários. Porto: Editora FADEUP, p.77-92, 2014.

LOUZADA, Juliana Cavalcante de Andrade. Inclusão Educacional: em foco a formação de professores de EF. Universidade Estadual Paulista - Unesp, Marília - SP, p.1-128, Fev. 2017.

MAFFEI, Willer Soares; VERARDI, Carlos Eduardo Lopes; PESSÔA FILHO, Dalton Müller. Formação inicial do professor de EF: produções acadêmicas entre 2005 – 2014. Motrivivência, Bauru-SP, v. 28, n. 49, p.146-163, 28 nov. 2016.

MENDES, Cláudio Lúcio; PRUDENTE, Paola Luzia Gomes. Licenciatura x Bacharelado: O Currículo da EF como uma Arena de Luta. Impulso, Piracicaba, v. 21, n. 51, p.97-108, 03 fev. 2012.

METZNER, Andreia Cristina. EF, formação inicial de professores e o mercado de trabalho. Educação (ufsm), Santa Maria, v. 41, n. 3, p.645-656, 15 dez. 2016.

MORAN, José Manuel. Inovações pedagógicas na educação superior presencial e a distância. Texto adaptado de Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas: Papirus. 2005.

MORAN, José. A integração das tecnologias na educação. Campinas: Papirus, p. 89-90, 2013.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; SIMÕES, Regina Maria Rovigati; OLIVEIRA, Alessandra Andrea Monteiro de. Um estudo sobre a formação do professor de EF no estado de São Paulo. Série-estudos, Campo Grande, n. 40, p.271-286, jul. 2015.

NUNES, Carolina Schmitt et al. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle: recursos para os processos de Aprendizagem Organizacional. UFSC, Rio de Janeiro, 2012. 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

OLIVEIRA JÚNIOR, Miguel A. de; SILVA JÚNIOR, Carlos Jaime da; TOLEDO, Elizandra Maria de. O Conhecimento em Pronto-Socorrismo de Professores da Rede Municipal de Ensino do Ciclo I de Cruzeiro-SP. Eccom, Cruzeiro, v. 4, n. 7, 2013.

PAES NETO, Gabriel Pereira; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; PAIXÃO, Carlos Jorge. Aproximações sobre a realidade dos cursos de ensino superior em EF no Estado do Pará. Revista Cocar, Pará, v. 13, n. 26, p.1-18, 2019.

PAULA, Alisson Slider do Nascimento de et al. Formação em EF e a regulamentação da profissão: sistema CONFEF/CREFS e a divisão curricular. Debates em Educação, [s.l.], v. 10, n. 21, p.279-293, 31 ago. 2018.

PICCOLI, João Carlos Jaccottet; MENEZES, Francisco Carlos Lemes de. O perfil do egresso do curso de EF do Centro Universitário Feevale. Efdeportes, Buenos Aires, v. 11, n. 98, 2006.

PIMENTEL, Nara Maria. A política nacional de educação a distância no Ensino Superior: elementos para um quadro de análises das relações com o ensino presencial. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 3, n. 1, 2013.

PIZANI, Juliana; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. Identidade dos cursos de licenciatura e bacharelado em EF no Paraná: uma análise das áreas do conhecimento. Revista Brasileira de EF e Esporte, [s.l.], v. 28, n. 4, 2014.

RIBEIRO, Giselle dos Santos et al. Formação Inicial em EF e As Repercussões da Proposição de Licenciatura Ampliada no CEDF/UEPA. Pensar A Prática, Goias, v. 18, n. 1, p.51-65, 31 mar. 2015.

RODRIGUES JUNIOR, Emílio; FERNANDES, Fabricio Juliano. Proposta de inclusão de carga horária semipresencial em cursos superiores presenciais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 19, n. 1, 2014.

SABOIA, Juliana et al. Habilidades para Letramento Digital: Um Estudo Comparativo Entre Alunos de Curso Oferecido nas Modalidades à Distância e Presencial. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Porto Alegre. Workshop de Informática na Escola. Porto Alegre: 2014. v. 20, p. 208 - 218.

SANTOS JÚNIOR, Osvaldo Galdino dos. Formação em EF: as concepções de professores e estudantes sobre a licenciatura e o bacharelado. 2013. 171 f. Tese (Doutorado). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4024834.pdf. Acesso em: 09/06/2019.

SANTOS, José Carlos dos et al. Formação De Professores De Ef Em Ação: Reflexos Da Formação Inicial. Pensar A Pratica, Goiânia, v. 22, n. 51619, 2019.

SILVA, Osni Oliveira Noberto da. Licenciatura e Bacharelado em EF: diferenças e semelhanças. Revista Espaço Acadêmico, Bahia, v. 124, p.76-84, set. 2011.

SOARES JÚNIOR, Néri Emilio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. A pesquisa na formação inicial dos professores de EF. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 2, 2012.

SOUSA, Galdino Rodrigues et al. Mídia-educação nas universidades federais mineiras: mapeando a formação em EF. Motrivivência, Minas Gerais, v. 28, n. 47, p.96-108, 25 maio 2016.

TAFFAREL, Celi Zulke. Formação De Professores De EF: Diretrizes Para A Formação Unificada. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p.95-133, 29 jun. 2012.

Downloads

Publicado

20.03.2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 230
  • PDF downloads: 51

Edição

Seção

Revisões