A PRÁTICA DO SLACKLINE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a forma estática como possibilidade para a prática pedagógica

Autores

  • LAÍNE ROCHA MOREIRA laine.educacaofisica@hotmail.com
    UEPA
  • Kaio Viana Saraiva kaio.p.saraiva@gamail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Kaio Heitor Soares Alves heitor-troia@hotmail.com
  • Raissa da Silva Conceição raissa.silva0104@gmail.com

Resumo

O Slackline é um esporte novo e vem se popularizando no Brasil atraindo vários praticantes como uma forma de trabalhar o equilíbrio, postura, corporeidade e desenvolver a capacidade motivadora de alunos. Diante disso, o presente estudo é fruto de uma revisão de literatura que objetiva analisar a prática do slackline na modalidade estática como possibilidade de ensino para as aulas de educação física escolar. A pesquisa apresenta elementos que enfatizam acerca do slackline na modalidade estática como esporte de aventura a ser desenvolvido como conteúdo na educação física escolar, partindo do pressuposto que os conteúdos da disciplina não devem limitar-se apenas na área de esportes coletivos. Conclui que slackline na modalidade estática pode ser praticado nas aulas de educação física escolar, como uma proposta inovadora a ser desenvolvida de maneira prazerosa e socioeducativa.

Biografia do Autor

LAÍNE ROCHA MOREIRA, UEPA

Graduação em Educação Física - Universidade do Estado do Pará/UEPA (2008); Especialização em Educação e Cultura: Confluências -Universidade Federal do Pará/UFPA (2010); Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior - Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2009); Mestrado em Educação/Universidade do Estado do Pará/UEPA (2015). É professora Auxiliar da UEPA, na qual ministra as disciplinas de Pesquisa e Prática Pedagógica I, II, III, IV e Estágio Supervisionado I e II. Atua em atividades de assessoramento e gestão de projetos educativos nas áreas de esporte, cultura e lazer. Pesquisadora da linha: Formação de professores e práticas curriculares do Grupo Multidisciplinar de pesquisa em Educação, Saúde e Meio Ambiente na Amazônia. Pesquisadora do grupo de pesquisa Ressignificar - Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física.

Kaio Viana Saraiva, Universidade do Estado do Pará

Graduando do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará/UEPA, campus IX Altamira

Kaio Heitor Soares Alves

Graduando do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará/UEPA, campus IX Altamira

Raissa da Silva Conceição

Graduanda do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará/UEPA, campus IX Altamira

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Publicado

30.09.2020
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Como Citar

MOREIRA, L. R., Saraiva, K. V., Alves, K. H. S., & Conceição, R. da S. (2020). A PRÁTICA DO SLACKLINE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: a forma estática como possibilidade para a prática pedagógica. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(3). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/3016

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