Saberes em Dança percebidos entre escolares de uma escola pública da cidade de Altamira/PA
Resumo
Este estudo apresenta os saberes percebidos entre escolares de uma escola pública no que se refere ao conteúdo de dança nas aulas de Educação Física. Andrade e Godoy (2016) refletem como a dança sempre esteve presente nas atividades escolares, mas pouco tem sido explorada como conteúdo. O objetivo da pesquisa foi analisar os saberes sobre o conteúdo dança entre alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola pública de Altamira/Pa. Foi possível alcançar respostas através de uma pesquisa-ação de cunho descritivo, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que, apesar dos alunos apresentarem poucas vivências com o conteúdo dança, muitos consideravam a dança um movimento corporal, e os tipos de danças mais conhecidas são as populares reproduzidas pela mídia. Concluiu-se que os conhecimentos a respeito deste conteúdo são mínimos, uma vez que a dança não é trabalhada nas aulas de Educação Física, e que depois da intervenção os discentes perceberam o quão este conteúdo é abrangente e que tem importância tanto quanto os demais conteúdos abordados das aulas da Educação Física.
Referências
ARAÚJO, Lucas Henrique Lima de. O homem na dança: entre a análise histórica e a análise dos princípios corporais do Ballet clássico. 2017. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Fisica, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Instituto de BiociÊncias - Rio Claro, Rio Claro, 2017.
ASSUMPCAO, Valéria de et al. Estudo preliminar: Validação do questionário “CDC - Corpo, Dança e Comunidade” para adolescentes de 12-18 anos. Psicologia, Lisboa, v. 30, n. 2, p. 15-24, dez. 2016 . Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20492016000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 25 out. 2019. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v30i2.1127
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010.
BATALHA, Cecília Silvano; DA CRUZ, Giseli Barreto. Ensino de dança na escola: concepções e práticas na visão de professores. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 15, n. 1, p. 072-097, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de janeiro: Sprint, 1999.
DARIDO, Suraya, Cristina. Os conteúdos na Educação Física escolar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
DE ANDRADE, Carolina Romano; DE GODOY, Kathya Maria Ayres. A inserção da dança no contexto escolar: os caminhos de formação do professor de Dança. Revista Polyphonía, v. 27, n. 2, p. 113-130, 2016.
FAHLBUSCH, Hannelore. Dança moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990.
FALKEMBACH, Maria Fonseca. Quando a dança nos toca: significados, ética e presença em práticas com toque no currículo. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 1, e82431, 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602019000100203&lng=en&nrm=iso>. Acessos em 29 out. 2019. Epub Jan 10, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266082431.
FERREIRA, Natézia Cândida. A dança folclórica como cultura popular: uma proposta de ensino nas aulas de Educação Física. 2015.
FONSECA, João José Saraiva de Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FRANCO, Neil; FERREIRA, Nilce Vieira Campos. Evolução da dança no contexto histórico: aproximações iniciais com o tema. Repertório, Salvador, nº 26, p.266-272, 2016.1
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120 p.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LOPES, Brenda Maria de Sousa. Dança na Educação Física escolar: educação infantil. 2016. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Fisica, Centro Universitário de Brasília – Uniceub Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – Faces, Brasília, 2016.
MARBÁ, Romolo Falcão; SILVA, G. S.; GUIMARÃES, Thamara Barbosa. Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v. 9, n. 1, 2016.
MARTINS, Jeisekele Patrícia da Silva. Dança criativa sob a ótica de
autores baseados em Rudolf Laban: possibilidades nas aulas de
Educação Física escolar. 2017. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação
Física, Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Núcleo
de Educação Física e Ciências do Esporte, Vitória de Santo Antão, 2017.
MOTTA, Aline de Fatima Cardozo. Dança e mídia: repercussões em sala de aula. 2017. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/178597/001066459.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02 nov. 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: Teoria, passos e fidedignidade. Rio de Janeiro: Ciências e Saúde Coletiva. n.17 (3): 621-626, 2012.
NANNI, Dionisia. Dança educação - princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: 4ª edição: Sprint, 2002.
NEVES, Adriana Di Marco. Dança e psicomotricidade: Propostas do ensino da dança na escola. SCIAS-Arte/Educação, v. 3, n. 3, jan./jun., 2014.
OLIVEIRA, Júlio César do Nascimento de. A dança como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
PEREIRA, Sérgio Henrique Lacerda. O impacto da dança na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática. 2017.
PIMENTEL, Ary. O circuito de bailes, o Funk Proibido e a comunidade imaginada: Desafios da representação na música das favelas. Runa, Cidade Autónoma de Buenos Aires, v. 38, n. 1, p. 93-109, agosto 2017. Disponível em <http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1851-96282017000100006&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 26 set. 2019.
RENGEL, Lenira Peral; SCHAFFNER, Carmen Paternostro; OLIVEIRA, Eduardo. Dança, Corpo e Contemporaneidade. Salvador: UFBA, Escola de Dança, 2016 40 p. il.
SASTRE, Cibele. Entre o Performar e o Aprender: práticas performativas, dança improvisação e análise laban/bartenieff em movimento. 2015. 262 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
SILVA, Amanda Nascimento da. Dança na escola: uma proposta possível nas aulas de Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de; HUNGER, Dagmar Aparecida Cynthia França; CARAMASCHI, Sandro. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de Educação Física e de Arte. Rev. bras. educ. fís. Esporte, São Paulo, v. 28, n. 3, p. 505-520, Set. 2014 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092014000300505&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Set. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092014000300505.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986.
TOMAZZONI, Airton. Lições de dança na mídia. Revistas eletrônicas PUCRS. Porto Alegre, RS, v.38, nº 1, p. 77-86. 2015.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 437
- PDF downloads: 133