A conscientização da linguagem postural em âmbito escolar
Resumo
Este artigo analisa a linguagem postural dos discentes, com o objetivo de identificar as causas da má postura corporal e sua influência em relação ao desenvolvimento integral dos educandos. Este estudo pretende gerar tomada de consciência da comunidade escolar acerca da postura corporal adequada dos indivíduos, a partir da ampliação do conhecimento sobre as implicações da linguagem corporal para o processo de ensino e aprendizagem qualitativo. Consideramos ser imprescindível que profissionais de educação, em suas práticas pedagógicas, possam identificar os sinais emitidos pela postura corporal e a relação que possuem com a performance e processo de socialização dos discentes. Para tanto, este estudo é constituído de pesquisa bibliográfica qualitativa, pautada em revisão crítica de literatura de renomados autores especialistas na temática. Concluímos que para que nossos alunos, durante e após seu desenvolvimento escolar, tenham autoestima, bom rendimento na aprendizagem, inclusão e interação social qualitativa, a escola não pode mais ignorar a necessidade de ampliação da consciência coletiva acerca dos conhecimentos vinculados à linguagem corporal, a fim de realizar ações pedagógicas intencionais em prol do desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo saudável dos estudantes.
Referências
BADARÓ, Ana Fátima Viero; BASSO, Débora Bonesso Andriollo. ‘’A Saúde do escolar por um olhar da fisioterapia’’. Rio Grande do Sul. Revista: Convibra Saúde, 2012, p.1-9.
Disponível em:<http://www.convibra.com.br//upload/paper/2012/74/2012_74_4123. pdf/> Acesso Em 11 de março de 2019.
BANKOFF, Antonia Dalla Pria; FREIRE João Batista; VILLARTA, Roberto. “Postura Corporal: Integração dos fatores Culturais e Sociais aos Fatores Biológicos”. – Brasília: Ministério da Saúde, Ministério da Educação e do Desporto, 1994.
STROTTMAN, Ingrid; SANTANA, Rafael. “Postura corporal e a reeducação postural global: Definições teóricas”. Paraíba Revista: XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de pós-graduação, 2007, p.1717-1720. Disponível em:< http:www.inicepg.univap.br/cd//INIC_2007/trabalhos/saude/epg/EPG00101_02C.pdf > Acesso em: 28 de março 2019.
TRINDADE, André. Mapas do corpo: educação postural de crianças e adolescentes / André Trindade. – São Paulo: Summs. 2016.
VIEIRA, Paulo. O poder da ação: faça sua vida ideal sair do papel. São Paulo: Editora Gente 2015.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 537
- PDF downloads: 196