A conscientização da linguagem postural em âmbito escolar

Autores

Resumo

Este artigo analisa a linguagem postural dos discentes, com o objetivo de identificar as causas da má postura corporal e sua influência em relação ao desenvolvimento integral dos educandos. Este estudo pretende gerar tomada de consciência da comunidade escolar acerca da postura corporal adequada dos indivíduos, a partir da ampliação do conhecimento sobre as implicações da linguagem corporal para o processo de ensino e aprendizagem qualitativo. Consideramos ser imprescindível que profissionais de educação, em suas práticas pedagógicas, possam identificar os sinais emitidos pela postura corporal e a relação que possuem com a performance e processo de socialização dos discentes. Para tanto, este estudo é constituído de pesquisa bibliográfica qualitativa, pautada em revisão crítica de literatura de renomados autores especialistas na temática. Concluímos que para que nossos alunos, durante e após seu desenvolvimento escolar, tenham autoestima, bom rendimento na aprendizagem, inclusão e interação social qualitativa, a escola não pode mais ignorar a necessidade de ampliação da consciência coletiva acerca dos conhecimentos vinculados à linguagem corporal, a fim de realizar ações pedagógicas intencionais em prol do desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo saudável dos estudantes.

Biografia do Autor

Larissa Vieira da Mota Assunção, Centro Universitário Carioca (Unicarioca)

Acadêmica do Centro Universitário Carioca (UniCarioca), em pedagogia, cuja pesquisa de iniciação científica e trabalho de conclusão de curso originou este artigo científico. Rio de Janeiro / E-mail: larimota1997@gmail.com

Gisele Reinaldo da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora/Pesquisadora de Pedagogia, Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literaturas/Culturas Hispânicas. Está cursando o segundo doutorado em Ciências da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2017). Mestra em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011-2013). Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2014). Licenciada (2012-2013) e Bacharela (2005-2010) em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada (2005-2011) em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com habilitação em Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para Crianças, Jovens e Adultos e Bacharela (2005-2011) em Pedagogia nas Instituições e nos Movimentos Sociais. Cursou, por intercâmbio cultural, o ano de graduação em Filología Hispánica (2007-2008) na Universidad de La Coruña/ Espanha. Foi Bolsista CNPq/Doutorado (2014-2017), CAPES/ Mestrado UFRJ (2011-2013) e CNPq-PIBIC (2008-2009). Atuou (2013-2014) como professora de graduação em Letras no Departamento de Letras Neolatinas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e lecionou (2012-2015) no Sindicato de Professores do Município do Rio de Janeiro e Região - SinproRio. É membro, ainda, do grupo de pesquisa Laboratório Interdisciplinar Latino-Americano/ CNPq. Tem experiência da Educação Básica ao Ensino Superior nas áreas de Letras e Pedagogia. Atualmente, é professora adjunta de pedagogia e letras (língua portuguesa) em todos os cursos de graduação do Centro Universitário Carioca / UniCarioca; professora responsável por disciplinas EAD em Pedagogia; professora convidada no curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e atuou como professora do Mestrado em Novas Tecnologias Digitais em Educação na mesma instituição. Atua como tradutora (Espanhol-Português) junto ao INEP na tradução de documentos oficiais vinculados ao Ministério de Educação do Brasil. Além disso, foi docente de Língua Espanhola na Educação Básica do Colégio Pedro II (Ensino Fundamental e Médio) (2018-2019) e revisora textual de Língua Portuguesa e espanhola na Yellow Carb (Home Office 2015-2018). Tem experiência em aulas particulares de idioma para executivos (Agência WMcCann). 

Referências

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VIEIRA, Paulo. O poder da ação: faça sua vida ideal sair do papel. São Paulo: Editora Gente 2015.

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Publicado

20.03.2020
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Como Citar

Vieira da Mota Assunção, L., & Reinaldo da Silva, G. (2020). A conscientização da linguagem postural em âmbito escolar. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(2). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/2802

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