A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DO JOGO E DA BRINCADEIRA

Autores

  • Maria Polyana Silva Oliveira mpolyanaoliveira@bol.com.br
    UNINTER
  • MICHELLE GOMES CAMARGO FRANÇA michelirio-19@hotmail.com
    UNINTER
  • MARTA ROBERTA DA SILVA RODRIGUES marta-rodrigues01@hotmail.com
    UNINTER

Resumo

A psicopedagogia é uma área de conhecimento reconhecida, que tem como objeto de estudo a aprendizagem e seu processo. No espaço clínico encontram-se aprendizes que enfrentam dificuldades em seus processos de aprendizagem, nesse caso o psicopedagogo é o profissional que atua como alguém que vai possibilitar elaborações simbólicas e sínteses, que ajuda o aprendiz a enfrentar e superar suas dificuldades. Para tanto, o psicopedagogo pode utilizar recursos de caráter objetivos e recursos de caráter subjetivos. Nesta pesquisa, foi realizada pesquisa teórica, se utilizou como metodologia a revisão bibliográfica de estudos de diversos autores, dentre os quais se destacam: Barbosa (2010), Kishimoto (2005), Grassi (2008). Foi dado destaque ao recurso psicopedagógico de caráter objetivo que utiliza a brincadeira e o jogo como elementos de ação para prevenção e/ou tratamento/superação de dificuldades de aprendizagem, no espaço escolar (pedagógico) e clínico (psicopedagógico). Também foi dado destaque a proposta de Grassi (2008) a qual defende utilização de oficinas psicopedagógicas como recursos para o trabalho psicopedagógico preventivo e/ou terapêutico. Por fim, considerou-se de extrema relevância utilizar os jogos e brincadeiras e as oficinas psicopedagógicas, como recursos psicopedagógicos objetivos, para a prevenção e tratamento dos problemas de aprendizagem, bem como na avaliação e diagnóstico destes, visando a produção de conhecimento pelo sujeito aprendiz.   

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Publicado

20.03.2020
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Como Citar

Oliveira, M. P. S., CAMARGO FRANÇA, M. G., & RODRIGUES, M. R. D. S. (2020). A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DO JOGO E DA BRINCADEIRA. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(2). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/2741

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