A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DO JOGO E DA BRINCADEIRA

Autores

  • Maria Polyana Silva Oliveira mpolyanaoliveira@bol.com.br
    UNINTER
  • MICHELLE GOMES CAMARGO FRANÇA michelirio-19@hotmail.com
    UNINTER
  • MARTA ROBERTA DA SILVA RODRIGUES marta-rodrigues01@hotmail.com
    UNINTER

Resumo

A psicopedagogia é uma área de conhecimento reconhecida, que tem como objeto de estudo a aprendizagem e seu processo. No espaço clínico encontram-se aprendizes que enfrentam dificuldades em seus processos de aprendizagem, nesse caso o psicopedagogo é o profissional que atua como alguém que vai possibilitar elaborações simbólicas e sínteses, que ajuda o aprendiz a enfrentar e superar suas dificuldades. Para tanto, o psicopedagogo pode utilizar recursos de caráter objetivos e recursos de caráter subjetivos. Nesta pesquisa, foi realizada pesquisa teórica, se utilizou como metodologia a revisão bibliográfica de estudos de diversos autores, dentre os quais se destacam: Barbosa (2010), Kishimoto (2005), Grassi (2008). Foi dado destaque ao recurso psicopedagógico de caráter objetivo que utiliza a brincadeira e o jogo como elementos de ação para prevenção e/ou tratamento/superação de dificuldades de aprendizagem, no espaço escolar (pedagógico) e clínico (psicopedagógico). Também foi dado destaque a proposta de Grassi (2008) a qual defende utilização de oficinas psicopedagógicas como recursos para o trabalho psicopedagógico preventivo e/ou terapêutico. Por fim, considerou-se de extrema relevância utilizar os jogos e brincadeiras e as oficinas psicopedagógicas, como recursos psicopedagógicos objetivos, para a prevenção e tratamento dos problemas de aprendizagem, bem como na avaliação e diagnóstico destes, visando a produção de conhecimento pelo sujeito aprendiz.   

Referências

BARBOSA, L. M. S. (org). Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica. Curitiba: Ibpex, 2010.

______. A Psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente; 2001. In. PONTES, I. A. M. Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. Artigo científico. Fortaleza, 2010.

BARBOSA, H. M. S; BARBOSA, L. M. S. Atenção psicopedagógica por meio do jogo e da brincadeira. In. Intervenção psicopedagógica no espaço da clínica. Curitiba: Ibpex, 2010.

BOSSA, Nadia A. Avaliação psicopedagógica: o processo de investigação clínica. In. Psicopedagogia Clínica caminhos teóricos e práticos. Curitiba: Ibpex, 2011.

GRASSI, T. M. Oficinas psicopedagógicas. 2 ed. Verif. e atual. Curitiba: Ibpex, 2008.

______. Psicopedagogia: um olhar uma escuta. Curitiba: Ibpex, 2009.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 5 ed. São Paulo (SP): Perspectiva, 2005.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

______. O brincar e suas teorias. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002, 3 Reimpressão de 1998.

______. O jogo e a educação infantil. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002, 3 Reimpressão de 1994.

LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

MACEDO, L. de. PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Reimpressão 2007. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MACHADO, F. H. O lúdico como um diferencial no despertar da criatividade. In SCHWARTZ, G. M. (Org.). Dinâmica lúdica: novos olhares. Barueri (SP): Manole, 2004.

MARINHO, H. R. B; et al. Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade. Curitiba (PR): Ibpex, 2007.

NOGUEIRA, M.O.G. e LEAL, D. Psicopedagogia Clínica caminhos teóricos e práticos. Curitiba: Ibpex, 2011.

RAU, M.C.T.D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibepx, 2007.

SANTOS, S. M. P. dos; CRUZ, R. M. da. Brinquedo e infância: Um guia para pais e educadores em creches.7.ed. Petropólis (RJ):Vozes, 2005.

VELASCO, C. G. Brincar: O despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

Downloads

Publicado

20.03.2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1507
  • PDF downloads: 853

Edição

Seção

Revisões