TREINAMENTO FUNCIONAL NA ADOLESCENCIA: Discutindo sobre os principais benefícios para o desenvolvimento das capacidades funcionais e na prevenção de lesões osteomusculares futuras

Autores

  • Maria Polyana Silva Oliveira mpolyanaoliveira@bol.com.br
    UNINTER / UEPA
  • ELESSANDRO VERÍCIO DOS SANTOS vericiopop@hotmail.com
    UNINTER/UEPA
  • MARTA ROBERTA DA SILVA RODRIGUES marta-rodrigues01@hotmail.com
    UNINTER / UEPA
  • LEANDRO ARAÚJO SILVA leandroaraujoatm@gmail.com
    UEPA

Resumo

O presente estudo tem como objeto de pesquisa o Treinamento Funcional numa visão adaptada para adolescentes e tem como objetivo discutir sobre os principais benefícios desta modalidade em indivíduos nesta faixa etária. Baseia-se em uma pesquisa bibliográfica com caráter exploratório – descritiva. Para norteamento do estudo verificou-se algumas abordagens sobre o tema em livros e artigos que contribuem embasam e destacam sobre as características funcionais na adolescência e a influência do exercício físico para a saúde, em especial a nível neuromuscular. O trabalho enfatiza ainda as relações entre o exercício físico e os aspectos posturais de adolescentes onde por meio do material coletado e discutido, pode-se constatar que o Treinamento Funcional adaptado pra adolescente pode contribuir de forma significante tanto na fase atual (adolescência) como também na fase adulta de indivíduos que praticam o exercício físico de forma regular. A prática do Treinamento Funcional como exercício físico, estimula os aspectos neuromusculares que, quando orientados de forma adequada, proporcionam uma melhor funcionalidade do corpo. Os benefícios referem-se ao ganho de força e fortalecimento muscular que são fatores importantes na prevenção de lesões e auxiliam na melhora da qualidade de vida e bem-estar desses indivíduos. Com o estudo pode-se ainda elencar a importância do profissional de educação física no âmbito da saúde na fase da adolescência onde através do processo educação em saúde pode incentivar a prática de hábitos saudáveis prevenindo quadros lesivos e melhorando as capacidades físicas do adolescente.

Referências

BOSSI, Luis Claudio. Treinamento funcional na musculação. 1º edição. Phorte Editora. Sã Paulo.2013. Acessado em 26 de agosto de 2017. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=0iGzDQAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT14&dq=treinamento+funcional+benef%C3%ADcios&ots=bUa8MBflA&sig=aHh0wDXZ6XRq_hoO3pLXtgseqCo#v=onepage&q=treinamento%20funcional%20benef%C3%ADcios&f=false>. Acesso em: 26 agosto de. 2017, 21:00hs

CESCHINI, Fabio Luiz; FIGUEIRA, Aylton jr. Barreiras Determinantes para a prática de atividade física em adolescentes. Rev. bras. Ciência e Movimento. 2007.

CARNEIRO, Ailton Oliveira; HECTOR, Lucas Matos de Sousa; MUNARO, Luiz Rodrigues. Predominância de desvios posturais em estudantes de educação física da universidade estadual do sudoeste da Bahia. Rev.Saúde.Com. 2005; 1(2): 118-123

DUTRA, Renato. Malhação para adolescentes: secar, ganhar músculos e força. Ed. Faro. Barueri, 2016.

GREVE, D’Andrea; RASO, Vagner, POLTO, Marcos Doederlein. Pollock: Fisiologia Clinica do Exercício. Ed. Manole. São Paulo. 2013.

MEDEIROS, Carlos Henrique; MANHÃES, Fernanda Castro; KUARK, Fabiana da Silva. Metodologia Cientifica: Um guia prático. Ed. Via Litterarum. Itabuna. 2010.

MELLO, Marco Túlio de; VAISBERG, Mauro. Exercícios na Saúde e na Doença. Ed. Manole. Barueri. São Paulo. 2010.

PILATES, Joseph H. (coautoria Wilian John Miller) A obra completa de Joseph Pilates. Sua Saúde e o retorno à vida pela Contrologia. Ed. Phorte. São Paulo. 2010.

Downloads

Publicado

20.03.2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2921
  • PDF downloads: 1000

Como Citar

Oliveira, M. P. S., DOS SANTOS, E. V., RODRIGUES, M. R. D. S., & SILVA, L. A. (2020). TREINAMENTO FUNCIONAL NA ADOLESCENCIA: Discutindo sobre os principais benefícios para o desenvolvimento das capacidades funcionais e na prevenção de lesões osteomusculares futuras. Revista De Educação, Saúde E Ciências Do Xingu, 1(2). Recuperado de https://periodicos.uepa.br/index.php/rescx/article/view/2736

Edição

Seção

Revisões