METODOLOGIAS ATIVAS E A DOCÊNCIA NA ENFERMAGEM
Resumo
O mundo tem passado por transformações intensas. Nelas, incluímos também as transformações nos campos dos saberes e práticas humanas. A nova era da informação requer uma mudança no processo educacional na formação profissional de enfermeiros. Neste contexto, as metodologias ativas surgem como uma estratégia de ensino eficaz na referida formação, em que o docente, antes protagonista do processo de ensino aprendizagem transfere ao aluno, que se torna o protagonista de sua própria história. E ao docente cabe o papel de facilitador do conhecimento, contrapondo-se aos métodos tradicionais de ensino. Nesse sentido, as metodologias ativas configuram-se como uma nova possibilidade de formação na área da saúde, confirmando que a docência no ensino superior, não constitui um processo centrado na pessoa do professor, mas requer o envolvimento ativo e efetivo do estudante. O presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica, com objetivo exploratório, com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, buscando proporcionar maior familiaridade com o problema. Nessa perspectiva, o objetivo foi analisar as metodologias ativas de aprendizagem como método de ensino na formação do enfermeiro. O presente trabalho apontou a importância das universidades em formar enfermeiros de forma que os mesmos conduzam de forma autônoma seu processo de aprendizagem ao longo da vida, sendo capaz de se adaptar ao ambiente profissional, raciocinar criticamente e tomar decisões fundamentadas em sua própria avaliação, fazendo uso da experiência adquirida ao longo dos anos de formação.
Palavras-chave: docência – metodologias ativas – enfermeiro.
The world has been through for intensive transformations. In that we can include transformations in the field of knowledge and human practice. The new information age require a changed in the education process of the nurse professional qualification. This context, the active methodologies come as an effective teaching strategy of the nurse professional qualification, where the teacher was the protagonist of teaching-learning process transfers to the student, which becomes the protagonist of its own story. To the teacher the role of knowledge facilitator, opposing to the teaching traditional methods. In this case, the active methodologies configure themselves as a new possibility in the graduation of health field, confirming that higher education teaching is not consist in a focused process in the teacher, but requires active and effective envelopment to the student. This study was developed by means of a bibliographic research for exploratory purposes based on material prepared specially constituted for books and scientific articles seeking to provide greater familiarity with the issue. In this perspective, the purpose was to analyze the learning actives methodologies as a teaching method in nurse graduation. This study shows the importance of universities to train nurses that they can lead in an autonomous way in their learning process throughout life, being capable to adapt to the professional environment, to ratiocinate critically and to make decisions based on its own evaluation, making use to the experience acquired over the years of training.
Key-words: teaching. Active methodologies. Nurse
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