DANÇA EDUCAÇÃO E O ENSINO EM SAÚDE: PROPOSTA AO AUTOCUIDADO DE CRIANÇAS.
Resumo
O ensino em saúde contribui de forma significativa na educação de crianças por ser capaz de trabalhar a promoção da saúde, a higiene corporal e a importância do autocuidado. Tornando, portanto, necessário buscar métodos diferenciados para a promoção do ensino em saúde, no qual, destaca-se a dança educação como uma estratégia pedagógica. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a influência da dança como prática educativa no ensino em saúde e sua importância para o desenvolvimento do autocuidado de crianças. O trabalho resultou de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa, tendo interface com a pesquisa ação. Foi realizado no Centro de Assistência Social La Salle, no município de Altamira, com 25 crianças de ambos os sexos entre 07 a 10 anos de idade, identificadas como Participante1 (P1) a P25 e selecionadas através do método de amostragem não probabilística intencional. Para coleta de dados utilizou-se um questionário contendo 17 perguntas voltadas para a análise das atitudes dos participantes, aplicado antes e após os procedimentos educativos. As informações coletadas foram analisadas de forma qualitativa e apresentadas em forma de textos descritivos, utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa revelou uma influência significativa da dança em relação à compreensão do termo “autocuidado”, notou-se uma apropriação de informações por parte das crianças que compreenderam a importância das Ações Educativas (AE) como ferramenta para a melhora da saúde.
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