TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: os brinquedos de sucatas como possibilidade de ensino
Resumo
Os professores de educação física sofrem com inúmeros fatores que acabam dificultando o seu processo de ensino-aprendizagem com seus alunos. Dificuldades essas que vão desde a falta de espaço apropriado para as práticas corporais e esportivas, bem como falta de recursos materiais adequados. Cabendo ao professor muitas vezes adaptar sua aula, criar materiais alternativos através de sucatas, reinventando possibilidades de novas tecnologias para aplicar a educação física. O objetivo desta pesquisa é discutir sobre a importância dos brinquedos de sucatas nas aulas de educação física como instrumentos de ensino-aprendizagem dos educandos. Tal pesquisa possui caráter bibliográfico, qualitativo exploratório, em fontes secundárias, realizadas a partir de coletas em livros, sites especializados e artigos. O método de abordagem que foram utilizados para a elaboração desta pesquisa foi o dedutivo, o qual conforme Lakatos; Marconi (2007) têm o fim de explicar o conteúdo das premissas, e o método de procedimento utilizado foi o monográfico. Com este estudo foi possível concluir que os materiais alternativos podem ser usados pelos professores de educação física como ferramenta de trabalho. De modo que podem ser utilizados na construção de acessórios pedagógicos para atividades desportivas, como também podem ser utilizados com fim recreativo. São materiais de baixo custo, que com criatividade tornam-se essenciais, principalmente em unidades escolares carentes de recursos materiais para a disciplina.
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