A Teoria da Aprendizagem Significativa e a Educação Sexual: uma experiência no projeto "Aceleração da Aprendizagem"

Autores

  • Elisangela Barreto Santana Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará
  • Vanessa Teixeira da Silva Secretaria Estadual de Educação (SEDUC)
  • Nádia Magalhães da Silva Freitas Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente trabalho envolveu estudantes do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Belém-PA, pertencentes ao projeto "Aceleração da Aprendizagem". Foi utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa como suporte à abordagem interdisciplinar, contextualizada e significativa, com ênfase na avaliação qualitativa. Foram abordados temas relativos à Educação Sexual, permitindo troca de experiências e melhor desenvolvimento de habilidades e competências que serão úteis tanto na vida escolar quanto pessoal. A metodologia envolveu aulas expositivas, construção de mapas conceituais, resolução de questionários, músicas, vídeos, discussões e debates e, ao final, foi realizado um júri simulado com o tema Aborto. A avaliação das atividades se deu por meio da construção de mapas conceituais, que possibilitou a verificação da aprendizagem e da maneira como o conhecimento foi estruturado, evidenciando a ocorrência de aprendizagem significativa.

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Publicado

07/09/2015

Edição

Seção

Relatos de Experiências