Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação pelos Pares Cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS MANUSCRITOS SUBMETIDOS À RBECN.

Os manuscritos devem ser estruturados tomando-se por base a norma NBR 6022 da ABNT, devendo apresentar:

• Título e subtítulo, na página de abertura do artigo, separados por dois pontos (:), em língua portuguesa.
• Nomes dos autores, acompanhados de endereços postal e eletrônico, os quais devem aparecer em rodapé na página de abertura.
• Resumo em língua portuguesa, contendo de 100 a 250 palavras.
• Palavras-chave, em número de 3 a 5, as quais devem figurar logo abaixo do resumo, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
• Versão em língua inglesa do título e do subtítulo, separados por dois pontos (:).
• Versão em língua inglesa do resumo (Abstract).
• Versão em língua inglesa das palavras-chave (Keywords).
• Introdução.
• Desenvolvimento, o qual pode estar dividido em seções e subseções.
• Conclusão.
• Referências.
• Apêndices (opcional), identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.
• Anexos (opcional), identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

A Formatação dos artigos deve ser feita em conformidade com a norma NBR 14724 da ABNT.

Os manuscritos devem ter entre 10 e 15 laudas. Os textos devem ser apresentados em cor preta, em páginas de tamanho A4 (21 cm × 29,7 cm), usando-se fonte Arial de tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. As margens esquerda e superior devem ter 3,0 cm, enquanto que as margens direita e inferior devem ter 2,0 cm.

Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas devem ser digitadas em fonte Arial de tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas.

O indicativo numérico de seção, em algarismo arábico e alinhado à esquerda, deve preceder seu título, sendo separado do mesmo por um espaço de caractere. Os títulos das seções e subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

As notas de rodapé, numeradas com algarismos arábicos, devem aparecer dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples. Devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente.

As páginas do manuscrito não devem ser numeradas.

A identificação das ilustrações deve aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (fotografia, gráfico, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, deve ser indicada a fonte consultada, legenda e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

As citações devem ser feitas tomando-se por base a norma NBR 10520 da ABNT.

As citações devem ser feitas no texto, de acordo com o sistema de chamada autor-data. As chamadas (pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou pelo título da fonte) incluídas na sentença devem ser grafadas em letras maiúsculas e minúsculas, indicando-se a data, entre parênteses, acrescida da especificação da página, tomo ou seção da fonte de consulta, se a citação for direta. Nas citações indiretas, a indicação das páginas é opcional.

Exemplos:

• Em Aprendizagem Significativa Crítica (2000) Moreira propõe uma nova visão da Teoria da Aprendizagem Significativa.
• Segundo Freire (1970, p. 29), "[...] ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão."

Quando as chamadas das citações estiverem entre parênteses, devem ser feitas em letras maiúsculas.

Exemplos:

• "O domínio dos fundamentos científicos hoje em dia é indispensável para que se possa realizar tarefas tão triviais como ler um jornal ou assistir à televisão" (BIZZO, N., 2009, p. 12).
• A inserção dos temas da Física Moderna no currículo do ensino médio constitui um desafio (TERRAZAN, 1992).

Diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra minúscula depois da data, sem espacejamento.

Exemplo:

• (LABURÚ, 2012a) e (LABURÚ, 2012b).

Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

Exemplos:

• (SANTOS, D., 1978); (SANTOS, N., 1978)
• (SILVA, Luiz, 2009) (SILVA, Leandro, 2009)

As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.

Exemplo:

• (NOVAK, 1987, 1990, 1993)

As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte Arial 10, sem as aspas e com espaçamento simples.

Na citação de trabalhos em fase de elaboração, deve ser mencionado o fato, indicando-se os dados disponíveis, em nota de rodapé.

As Referências devem ser estruturadas tomando-se por base a norma NBR 6023 da ABNT.

As Referências, alinhadas à esquerda, escritas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo, devem conter exclusivamente os autores citados no manuscrito e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética.

O título deve ser destacado em negrito. O subtítulo não recebe destaque, e deve estar separado do título pelo sinal de pontuação ":" (dois pontos).

Tipos e Exemplos de Referências:
Monografia no todo (Inclui livro, manual, enciclopédia, dicionário, etc.) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, entre outros). Os elementos essenciais são: autores, título, edição, local, editora e data de publicação. Caso a monografia esteja disponível em meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.), deve-se acrescentar as informações relativas à descrição física do meio eletrônico. Quando se tratar de obras consultadas online, acrescentar as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:" e sobre a data de acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:".

Exemplos:

• AUSUBEL, D. The Psycology of Meaningful Learning. Oxford: Grune and Stratton, 1963.
• KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD- ROM.
• AKAHOSHI, Luciane Hirome. Uma análise de materiais instrucionais com enfoque CTSA produzidos por professores num curso de formação continuada. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. 163f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo. São Paulo,
2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-
23042013-113843/pt-br.php>. Acesso em: 30 jul. 2013.

Trabalho apresentado em evento. Os elementos essenciais são: autores, título do trabalho apresentado, seguido da expressão "In:", nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, tópico temático etc.), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada. Caso o trabalho esteja disponível em meio eletrônico, acrescentar as informações relativas à descrição física do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Quando se tratar de obras consultadas online, acrescentar as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:" e sobre a data de acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:".

Exemplos:

• SÁ, E. F. de, et al. As características das atividades investigativas segundo tutores e coordenadores de um curso especialização em ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 6., 2007, Florianópolis. Anais do VI ENPEC. Florianópolis: ABRAPEC, 2007. p. 2-4.
• MACÊDO, Ricardo Silva de; PENIDO, Maria Cristina Martins. O Laboratório Didático Investigativo no Ensino de Física e a Formação de Professores no IF-UFBA. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 13., 2011, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: SBF, 2011. Disponível em:
<http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/enf/2011/sys/resumos/T2189-1.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2013.

Artigo de Periódico. Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, quando se tratar de artigo ou matéria, data ou intervalo de publicação e particularidades que identificam a parte (se houver).

Exemplos:

• ARAÚJO, M. S. T. e ABIB, M. L. V. S. Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.
25, n. 2, p. 176-194, jun. 2003.
• BENTES, José Anchieta de Oliveira. Estudos da deficiência, educação de surdos e atribuições no trabalho docente. Revista Cocar, Belém, Pará, v. 6, n. 11, p. 87-96, 2012.

Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.

Exemplo:

• BENTES, José Anchieta de Oliveira. Estudos da deficiência, educação de surdos e atribuições no trabalho docente. Revista Cocar: revista eletrônica do curso de Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, v. 6, n. 11, p. 87-96, 2012.
Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico. Os elementos essenciais são: autor(es), título do serviço ou produto, versão (se houver) e descrição física do meio eletrônico. Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:".

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