Um olhar sobre a formação de professores de Física: as contribuições do PIBID no município de Castanhal-Pará

Autores

  • Cícero Cleidson Balbino da Silva cicero_cleidson@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • John Lennon dos Santos França jlfranca_@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Sebastião Sena Veloso sebastian-veloso@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • João Paulo Rocha dos Passos jprpassos@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Diante do atual cenário da educação brasileira, o PIBID tem como proposta minimizar a carência e melhorar a formação de professores, inserindo os discentes no contexto escolar. O presente trabalho evidencia as contribuições do PIBID para a formação dos licenciandos em Física da Uepa, no Campus de Castanhal, e se desenvolveu a partir do questionamento se o programa realmente contribuiu para a formação inicial dos bolsistas. As informações da pesquisa foram obtidas por meio de questionário contendo nove perguntas abertas, aplicado durante o desenvolvimento das atividades do PIBID, e sua análise deu-se de forma predominantemente qualitativa. Os resultados mostram que a participação dos bolsistas no PIBID proporcionou reflexão sobre sua atuação docente a partir da percepção da realidade e do incentivo ao planejamento e à execução de atividades inovadoras. No entanto, surgiram críticas, principalmente em relação ao apoio dos gestores da escola à realização das atividades do programa, sendo proposta, nesse sentido, uma parceria maior entre todos e o aumento de projetos e bolsas para a ampliação do programa no município.

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Publicado

07/09/2015
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Edição

Seção

Relatos de Experiências