Experimentação no Ensino de Química com materiais de baixo custo: o caso da Eletrofloculação

Autores

  • Ted Wilson Bichara Junior ted-junior@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Mauro Bruno Ferreira Souza maurosouzaquimica@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Thiago Augusto Dias Santos thiago.uepa@yahoo.com.br
    Universidade do Estado do Pará
  • Diego Ramon Silva Machado dsilvamachado@gmail.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a eficácia da aplicação de uma metodologia de ensino de Química baseada na experimentação em ambientes não formais, a qual permite aliar o conteúdo teórico às aplicações práticas, evidenciando as relações da Química com o cotidiano e ressaltando as suas conexões com a temática ambiental. Para atingir tal objetivo foi realizada uma oficina didática no Centro de Ciências e Planetário do Pará, tendo como público alvo alunos do ensino médio de duas escolas públicas estaduais, na qual foram utilizados materiais baratos e que não apresentam grandes riscos. A oficina focalizou a discussão no tema "Poluição das águas" e apresentou a eletrofloculação como método de descontaminação, estimulando assim a busca de soluções e de ações que visem amenizar os impactos ambientais causados pela poluição. A avaliação dos resultados da oficina foi feita por meio da aplicação de questionários, cujas respostas evidenciaram a maior eficácia da metodologia adotada em comparação com o ensino tradicional.

Downloads

Publicado

07/09/2015
Métricas
  • Visualizações do Artigo 528
  • PDF downloads: 747

Edição

Seção

Metodologias e Materiais Didáticos