Tabela Periódica: o uso da modelagem no Ensino de Ciências

Autores

  • Márcia Castelano Gama Universidade do Estado do Pará
  • Cássia Regina Rosa Venâncio Universidade do Estado do Pará

Resumo

Atualmente a preocupação com a qualidade de ensino estimula muitos pesquisadores para o trabalho científico voltado para a diversificação de metodologias que consigam atingir os estudantes de maneira significativa. Baseado na ideia da construção do conhecimento, o uso de modelos no processo de ensino-aprendizagem objetiva proporcionar ao professor e ao aluno um momento de socialização e prática dos conceitos previamente adquiridos na teoria. As Ciências Naturais, especificamente a Química, foram muito beneficiadas por esse novo momento na educação, devido à necessidade que a disciplina exige de visualizar alguns conceitos importantes para seu total entendimento. Nesse caso, o uso de modelos funciona como uma importante ferramenta pedagógica. O método adotado nesta pesquisa contou com a aplicação de um questionário de sondagem, construção do modelo de Tabela Periódica na sala de aula e, por fim, um questionário para avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada com o professor e questionários com os alunos da 8a série/9o ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belém-PA e em seguida foi realizada a análise quantitativa e interpretativa dos questionários."

Downloads

Publicado

07/09/2015

Edição

Seção

Metodologias e Materiais Didáticos