Exemplificação de sequência didática para estruturação integrada do pensamento físico e matemático: da problematização à contextualização

Autores

  • Nelson Leite Cardoso nelsonlc@uepa.br
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Propõe-se uma sequência didática composta por situações e cenários da Física baseada no princípio de que o desenvolvimento da habilidade estruturante do pensamento e do saber matemático possibilitará igualmente a estruturação do pensamento físico. Desenvolve-se essa habilidade a partir da identificação e interpretação dos significados dos elementos que compõem uma situação ou cenário físico, destacando a funcionalidade do formalismo matemático presente e suas relações de causalidade e comportamento físico. Mostra-se que o desenvolvimento de problematização, modelização e contextualização promove a integração do conhecimento técnico da Matemática com a construção do pensamento físico presente em cada situação-problema. O desenvolvimento de todo esse processo é motivado pela provocação de questões reflexivas que contribuem para a construção gradativa dos significados dos elementos que irão compor o princípio físico que se quer estudar.

Biografia do Autor

Nelson Leite Cardoso, Universidade do Estado do Pará

Professor do Departamento de Ciências Naturais, atuando no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Uepa.

Downloads

Publicado

07/09/2015
Métricas
  • Visualizações do Artigo 232
  • PDF downloads: 214

Edição

Seção

Metodologias e Materiais Didáticos