Exemplificação de sequência didática para estruturação integrada do pensamento físico e matemático: da problematização à contextualização
Resumo
Propõe-se uma sequência didática composta por situações e cenários da Física baseada no princípio de que o desenvolvimento da habilidade estruturante do pensamento e do saber matemático possibilitará igualmente a estruturação do pensamento físico. Desenvolve-se essa habilidade a partir da identificação e interpretação dos significados dos elementos que compõem uma situação ou cenário físico, destacando a funcionalidade do formalismo matemático presente e suas relações de causalidade e comportamento físico. Mostra-se que o desenvolvimento de problematização, modelização e contextualização promove a integração do conhecimento técnico da Matemática com a construção do pensamento físico presente em cada situação-problema. O desenvolvimento de todo esse processo é motivado pela provocação de questões reflexivas que contribuem para a construção gradativa dos significados dos elementos que irão compor o princípio físico que se quer estudar.Downloads
Publicado
07/09/2015
Métricas
- Visualizações do Artigo 268
- PDF downloads: 260
Edição
Seção
Metodologias e Materiais Didáticos