Construindo o conceito de derivada por meio do software Geogebra como estratégia de ensino e aprendizagem na educação superior

Autores

  • Alexandre Jules Aviz dos Santos Saraiva alexandrejules@hotmail.com
  • Fábio José da Costa Alves fabiojca@gmail.com
    UEPA
  • Rosineide de Sousa Jucá rosejuca@yahoo.com.br
    UEPA
  • Thiago José Silva Vilhena tjvilhenafc@gmail.com

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência de atividades para o ensino do conceito de derivada por meio do software Geogebra. A metodologia utilizada foram os princípios da engenharia didática. A sequencia de atividade foi desenvolvida a partir de uma proposta construtivista, diferente do ensino tradicional. A proposta foi aplicada a 11 alunos dos cursos de graduação da área de exatas. Os resultados apontaram que o desempenho dos alunos não foi o esperado. Apesar dos mesmos terem conseguido desenvolver as atividades, os alunos não conseguiram perceber o conceito de derivada, e acreditamos que isso ocorreu porque os participantes não estavam acostumados a este tipo de proposta de ensino, pois é muito diferente do ensino tradicional.

Downloads

Publicado

21/02/2014
Métricas
  • Visualizações do Artigo 154
  • PDF downloads: 858

Edição

Seção

Artigos