Limite e derivada: Uma análise da produção escrita dos alunos

Autores

  • Gilberto Emanoel Reis Vogado gvogado@globo.com
    UEPA
  • Rosineide Sousa Jucá rosejuca@yahho.com.br
    UEPA
  • Thamires de Brito Mota thamiresmota17@hotmail.com

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo identificar alguns erros, em questões de limite e derivada, cometidos por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do Estado do Pará. Como metodologia de pesquisa utilizamos as idéias da análise de conteúdo e como instrumento de pesquisa uma amostra de quatro testes avaliativos, cedidos pelo professor da disciplina, que continha 5 questões envolvendo limite e derivada. Na análise dos resultados observamos que os erros em limite estão relacionados principalmente à falta de compreensão da idéia de limite e à aplicação dos procedimentos algébricos corretos no caso da indeterminação apresentada, e os erros em derivada relacionam-se, sobretudo, à falta de compreensão das regras de derivação e dos procedimentos algébricos adequados.

Downloads

Publicado

21/02/2014
Métricas
  • Visualizações do Artigo 309
  • PDF downloads: 535

Edição

Seção

Artigos