O ensino das áreas das figuras planas com a utilização do software KIG

Autores

  • Wagner de Sousa Santos
  • Rosineide de Sousa Jucá UEPA

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um experimento didático envolvendo o ensino de área de figuras planas. O objetivo deste trabalho era verificar o desempenho dos alunos quanto à compreensão das formulas da área das figuras planas utilizando o software KIG. A escolha pelo software KIG se deu por ser um software livre, que possui uma área de trabalho de fácil acesso para manuseio do usuário. Como metodologia de pesquisa, utilizamos os princípios da Engenharia Didática. A escolha por esta metodologia é por que a mesma é eficaz para a aplicação de uma seqüência de ensino. A seqüência de ensino foi aplicada em uma turma do 6º ano (5ª série), de uma escola pública da cidade de Belém do Pará. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram descobrir as fórmulas para calcular a área das principais figuras planas, e que o uso do software KIG favoreceu a aplicação de nossa sequência, estimulando o interesse dos alunos durante as atividades.

Downloads

Publicado

21/02/2014

Edição

Seção

Artigos