Sistemas de numeração; o relato de uma experiência com alunos do 7º ano utilizando a história da matemática como agente facilitador da aprendizagem

Autores

  • Rosineide de Sousa Jucá rosejuca@yahoo.com.br
    UEPA, SEDUC
  • Leonardo de Jesus Farias Junior ljfj8@hotmail.com
    SEDUC
  • Pedro Franco de Sá pedro.franco.sa@gmail.com
    UEPA, UNAMA

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivida ano de 2010, trabalhando com uma turma de 30 alunos do 7º ano do ensino fundamental, por intermédio do programa "Mais Educação" desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Tamandaré situada em Belém do Pará, foi elaborado um grupo de atividades que visavam apresentar a Matemática de maneira mais interativa e dinâmica, levando os alunos a compreenderem e reconhecerem o valor da disciplina numa visão atual. Dentro deste contexto, aplicamos um procedimento de ensino embasado na História da Matemática como tendência, procurando envolver os alunos em uma construção significativa propiciando uma participação ativa na mesma, de maneira que não só ouvisse, mas também participasse argumentando e questionando a dinâmica. Registramos este artigo com a finalidade de compartilhar das experiências obtidas com a comunidade acadêmica. O presente trabalho foi desenvolvido utilizando-se dos meios de apresentação, expositivas dialogadas com auxilio de recursos audiovisuais e dinâmicos de trabalho em grupo, procurando resgatar os valores embutidos no atual sistema de numeração.

Downloads

Publicado

21/02/2014
Métricas
  • Visualizações do Artigo 262
  • PDF downloads: 1213

Edição

Seção

Artigos