Literatura amazônida queer olho de boto em discussão na educação

Autores

  • Luiz Ramiro Cruz Cardoso luizcardoso@cameta.ufpa.br
    Universidade Federal do Pará
  • Gilcilene Dias Costa gilcileneufpa@gmail.com
    Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho versou sobre espaço educacional e sua violência contra pessoas LGBTQIAPN+, enfoque em dois episódios de violência que envolvem gênero e sexualidade em ambiente escolar ocorridos contra um dos pesquisadores. A partir dos episódios de violência agenciou uma apresentação e discussão com a obra Olho de Boto (2015) do escritor paraense Salomão Laredo, que relata a união entre dois homens no interior do Pará na comunidade de Inacha no município de Cametá que também eles sofreram violência da sociedade. Utiliza a Literatura para discutir esse tema no espaço educacional em processo de reflexão. Bem como, a discussão deste tipo de ataque ao sujeito dissidente é fomentada por Butler (2003) e Miskolci (2012) na Teoria Queer e seu Dictério Curupiranha. A metodologia utilizada foi Cartográfica de Deleuze e Guattari (1995). Portanto, discute os episódios de violência e apresenta o livro Olho de Boto para aprimorar a discussão nos espaços educacionais.

Biografia do Autor

Gilcilene Dias Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), linha de pesquisa Filosofia da Diferença e Educação, 2008. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação, 2003. Professora Associado nível 2 da classe D da Universidade Federal do Pará / Campus Universitário do Tocantins/Cametá, vinculada à Faculdade de Linguagem. Atuou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA) no período de 2011 a 2017 e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Currículo da Educação Básica (PPEB/NEB/UFPA), de 2016 a 2019.

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Publicado

29/06/2024
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