A produção do conhecimento e o (não) lugar das pessoas trans

invisibilização e resistências

Autores

Resumo

A partir de um estudo bibliográfico de cunho qualitativo, este artigo objetivou discutir a (re)existência trans no campo da educação, em especial, na Pós-Graduação Stricto Sensu, espaço privilegiado de poder e de construção do conhecimento científico. Assim, constata-se um alarmante (histórico e atual) cenário de subalternização de pessoas trans nos espaços educacionais de formação e produção do saber científico, por outro lado, observa-se também rupturas nesse sistema (cisnormativo) ao passo que algumas, ainda poucas, pessoas trans começam a ocupá-lo, fazendo eclodir suas vozes, perspectivas e histórias de vida. Suas existências sociais, políticas e educacionais têm produzido resistências e epistemologias que apresentam outras (re) interpretações e interrogações sobre a realidade social e sobre o próprio modo hegemônico de produção científica, cuja racionalidade, em geral, ainda hoje, ignora e desqualifica os saberes e existências de travestis, transexuais e transgêneros/as.

Biografia do Autor

Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães, UEPA - Universidade do Estado do Pará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA), vinculado à linha de pesquisa “Formação de Professores e Práticas Pedagógicas". Possui Especialização em Tecnologias Educacionais para Prática Docente do Ensino Básico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus-Ananindeua (2023). Graduado em Educação Física pela UEPA. É membro do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Sexualidade e Sociabilidade (JEDS/UEPA). Bolsista CAPES.

Ana Daniele Mendes Carrera, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Possui Mestrado em Educação na linha de Formação de Professores e Práticas Educativas (PPGED/UEPA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia com pesquisa na área de Gênero, Feminismos, Educação, Práticas Educativas e Formação de Professores. Membro editorial da Revista Cocar. Membro dos Grupos de Pesquisa sobre Juventude, Educação, Sexualidade e Sociabilidade (JEDS/UEPA) e sobre Gênero, Feminismos e Sexualidades (GEFES/UEPA). Bolsista CAPES.

Victor Duarte Reis Sousa, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduando transexual de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação, Sexualidade e Sociabilidade (JEDS/UEPA). Atualmente é bolsista PIBIC/CNPQ no Projeto de Pesquisa "Itinerários Formativos e Projetos de Vida no Novo Ensino Médio em Belém: processos, propostas e sujeitos" (2023/2024), com a coordenação da Prof.ª Drª. Lucélia Bassalo.

Maria Clara Dantas Modesto, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação, Sexualidade e Sociabilidade (JEDS/UEPA). Atua como voluntária do Projeto de Iniciação Científica intitulado "Itinerários Formativos e Projetos de Vida no Novo Ensino Médio em Belém: processos, propostas e sujeitos"

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Publicado

29/06/2024
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