Gênero e Sexualidade: Tabu, Controle dos Corpos e Sociede

Autores

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma revisão sistemática de literatura dos campos de conhecimento: Psicologia, Psicanálise, Sociologia, História e Biologia, com enfoque na temática de gênero e sexualidade, onde foram abordados desde uma contextualização histórica até debates da atualidade. Foi desenvolvido um percurso percorrendo a história e como os termos utilizados hoje foram constituídos, como estruturas sociais contemporâneas foram estabelecidas e também como se manifesta a sexualidade nos espaços de discussões sócio-políticos, levando em consideração a própria subjetividade de cada indivíduo. Também foi abordado as implicações dos termos relacionado ao assunto e seus desdobramentos dentro do tema gênero e sexualidade,  além de apresentar que a sexualidade vai além da dimensão genital, sendo inteiramente subjetiva a partir do sujeito.

Biografia do Autor

Adrian Jhonnson, Faculdade Estácio de Ji-Paraná

Acadêmico de Psicologia, já estagiou em: Harvard University (Cambrige - EUA, 2021) e Johannes Gutenberg-Universität Mainz (Maiz - Alemanha, 2020-2021), assim com em instituições regionais como Centro Municipal de Autismo de Ji-Paraná, 2020,2021 e 2022). Coordenador do Grupo de Estudo, pesquisa e extensão sobre Gênero e Sexualidade (representantes na Estácio UNIJIPA, 2021-); Presidente da Liga Acadêmica do curso Bacharelado em Psicologia da Estácio UNIJIPA LAPEP (Liga Acadêmica de Práticas e Estudos Psicológicos), 2022. Estudante bastante entusiasmado de psicanálise, realizando formação continuada em Psicanálise como participante do Laço Analítico Escola de Psicanálise núcleo Cacoal - Rondônia (Brasil). Ultima publicação:  IMAGEAMENTO DO EU MEDIANTE O UNIVERSO PESSOAL E SOCIAL:UM OLHAR A PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL, A psicologia no Brasil: Teoria e pesquisa 4, 2022-04-20 | DOI: 10.22533/at.ed.5062220048

Julio Sérgio Camargo, Faculdade Estácio de Ji-Paraná

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (PPGED-UFPA), mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (PPGPSI-UNIR). Graduado em pedagogia e Gestão Pública. Orientador escolar na Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná-RO. Docente universitário no Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná-RO. Especialista em Orientação e supervisão escolar, faculdade UNINA e especialista em Psicologia educacional e Gestão em Educação a Distância, ambas pela Uniasselvi. Tem experiência em orientação escolar, alfabetização de adultos (Programa Brasil Alfabetizado) e docência em séries iniciais. Atuou como membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos Marxistas em Educação e História na Amazônia (CEMEHIA), atuando na seguinte linha de pesquisa - Capitalismo Burocrático, trabalho docente e políticas educacionais. E atuou como membro do grupo de pesquisa Centro de Pesquisa e Formação da Pessoa (CEPEFOP/UNIR), na linha de pesquisa Psicologia Escolar e Processos Educativos. Tem interesses nos temas da Educação Especial e Inclusão Escolar, formação de professores, teorias e práticas pedagógicas contra-hegemônicas e políticas públicas educacionais. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8957-980X

Jonathan Barbosa, Faculdade Estácio de Ji-Paraná

Estudante de Psicologia, participa atividamente da projetos de pesquisa e extensão, membro e fundador da liga acadêmica de Psicologia. É estudante de Psicanálise, participa de um núcleo de laço analítico de Psicanálise.

Downloads

Publicado

29/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 75
  • PDF downloads: 69