Corpos insólitos:Processos de criação e Teorias do fantástico entre memórias e ficção
Resumo
O presente artigo apresenta a pesquisa e o resultado de uma proposta colaborativa entre os componentes curriculares “Teorias do fantástico: ficção, cultura e mídia” e “Artes cênicas e Processos de criação na Educação básica”, tendo como protagonistas a primeira turma do curso de pós-graduação em Linguagens e Artes na Formação docente (IFPA/2022). O objetivo da proposta foi a criação coletiva de textos e atos cênicos, a partir das interfaces entre as teorias estudadas nas duas disciplinas. As memórias e o fantástico foram indutores para o processo criativo e a criação textual, nos quais utilizou-se como temática norteadora os estudos do corpo, tanto na cena teatral, quanto nos textos literários de ficção fantástica, corpo cênico, corpo coletivo, fragmentado, descontruído e performático. Os procedimentos metodológicos das discipinas visaram aproximar teoria e prática de modo experimental, através do uso de recursos como oficinas de jogos dramáticos e teatrais, sessões de contação de histórias, com narrativas orais de relatos fantásticos, trazidas pelos discentes, baseados em memórias de infância, que depois serviram de argumento para o texto cênico, relato de vivências individual de cada participante, transformado em produto coletivo. Como resultado do trabalho interdisciplinar foram produzidos dois vídeos e uma montagem cênica, intitulada Nós morremos aqui, dramaturgia colaborativa apresentada como culminância das duas disciplinas.
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