Arte e educação para a liberdade: experiências, memórias e reflexões de uma professora freireana
Resumo
O presente artigo relata as experiências vividas no chão da escola, bem como, abri espaços para
a discussão sobre o cotidiano escolar e os atravessamentos que os educadores que transitam no
campo da arte como objeto de ampliação das possibilidades de ensino, com base no pensamento
de Freire e Ana Mae Barbosa. Refletindo a complexidade que circunda as temáticas, pretendo
discutir que nem a arte, nem as práticas isoladas podem mudar totalmente estruturas tão
enraizadas. Ao pensar sobre o tema e tornar pública a vivência de uma educação sensível,
marcando o traçado das linhas que indicam os percursos seguidos pela arte-educação pode-se
colaborar com a discussão e apontar caminhos possíveis. Esperamos, também, estabelecer um
debate que visa desconstruir a ideia de que os campos de conhecimentos devem ser separados;
desmantelar os sistemas que nos colocam em compartimentos, entender como os processos
ligados aos espaços de atuação, devem ser objetivos de vida, antes mesmo de serem objetivos de
pesquisa.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 21
- PDF downloads: 26