Lendo histórias daquelas que leem destinos: imaginário e trajetória de Mulheres Cartomantes na Literatura Brasileira

Autores

  • Dayane Ferreira UEPA
  • Taissa Tavernard de Luca UEPA/UFPA

Resumo

Este artigo visa analisar a presença de mulheres cartomantes na literatura brasileira, refletindo tal aparecimento em obras literárias em relação à trajetória da cartomancia em períodos da história brasileira. Para tanto, elegeu-se as obras de Machado de Assis, 1888; Lima Barreto, 1910; e Clarice Lispector, 1977. O objetivo é a observância de tais narrativas, enquanto propagação de imaginários que circundam as cartomantes e a prática da cartomancia ainda nos dias atuais. Além disso, propõe-se a discussão de estigmas sociais de gênero, religiosidades, valores e simbolismos, contextualizando a partir do estudo, a representação da mulher cartomante mitificada na sociedade. 

 

Palavras-chave: Cartomantes; Literatura; Imaginário

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Ferreira, UEPA

Graduada na Licenciatura em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestranda em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) na Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Religiões, Espiritualidades e Culturas Contemporâneas (REC). Possui pesquisas nos Grupos de Pesquisa Arte, Religião e Memória (ARTEMI) e Grupo de Estudo Religiões de Matriz Africana na Amazônia (GERMAA)

Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Ciências da Religião, Antropologia da Religião, em especial nos temas de Religiosidade Popular, Práticas Mágico-Religiosas e Imaginário. Autora do livro de poemas Desaguamentos de Cunhã/Editora Escaleras (2018)

Email: dayferrie@gmail.com

Taissa Tavernard de Luca, UEPA/UFPA

Taissa Tavernard de Luca, possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2000), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2010). É Professora efetiva, AD 4 da Universidade do Estado do Pará, onde atua nos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Ciências da Religião, História e Filosofia. É bolsista - Plano Nacional de Formação Docente e do Programa Forma-Pará. Ocupa a Cadeira de número 2 do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, onde atua na comissão de admissão de novos sócios. É sócia benemérita da Federação Espírita e Umbandista dos Cultos Afro Brasileiros do Estado do Pa. Atualmente exerce a função de coordenadora do curso de licenciatura em filosofia da Universidade do Estado do Pará, tem experiência na área de Antropologia e educação, com ênfase em Religião Afro Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: religião afro-brasileira, antropologia, ciências da religião, memória e intolerância religiosa. Também é professora do Programa de Pós - Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA e do Programa de Pós - Graduação em Educação da UEPA. Linha de Pesquisa 1. E-mail: taissaluca@gmail.com

Downloads

Publicado

23/01/2024