É ela a Cabocla Guerreira: narrativas e mitopoéticas da Cabocla Maria Jovina de Pai Pingo de Oxumaré (Belém – PA)

Autores

Resumo

Este trabalho se caracteriza, primordialmente, como um estudo sobre a mitopoética da entidade afro-amazônica, considerada rara, Cabocla Maria Jovina e sua relação com Pai Pingo de Oxumaré, João da Silva da Lima Filho (1958-), um sacerdote de Umbanda de Belém (PA), o qual a incorpora. Sendo esta uma pesquisa qualitativa, com aportes etnográficos e observação participante, onde, por meio de observações e entrevistas, buscou compreender a trajetória do sacerdote e suas relações com a entidade. Nesse processo, muitos contextos históricos se desvelaram, como o chamado de Pai Pingo e seu desenvolvimento no terreiro de Dona Euviana. Com relação a mitopoética da entidade, temos relatos de sua existência em Icoaraci (Belém, PA), onde teria desencarnado e sido acolhida pela família do Codó, na espiritualidade. Também, realizamos comparações com a personagem histórica de mesmo nome, uma cangaceira do bando de Lampião.

Biografia do Autor

Gisele Nascimento Barroso, Seduc/Pa

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Pará e mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará. Professora da Rede Pública Estadual do Pará - Seduc/Pa. Vice Coordenadora do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas.

Cássio Alexandre Souza dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação da Universidade Federal do Pará. Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista. Coordenador artístico do Museu Virtual Surrupira de Encantarias Amazônicas.

Hélcio Jorge de Souza Castelo Neto, Universidade Federal do Pará

Graduando em Museologia da Universidade Federal do Pará e bolsita PIBIC FADESPA do Projeto de Pesquisa “Museologia, Decolonialidade e Memória: desdobramentos teóricos a partir de contextos afrodiaspóricos e amazônicos”, vinculado ao Curso de Museologia e Programa de Pós-Graduação de Cidades, Territórios, Identidades e Educação da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

23/01/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 92
  • PDF downloads: 81